Disputa por vagas no conselho tutelar vira prévia para 2020

Lucas Perrone

Lucas Perrone

Rondonópolis tem 37 candidatos aptos para disputa de dez vagas de conselheiro tutelar

Disputa por vagas no conselho tutelar vira prévia para 2020

As eleições para eleger os conselheiros tutelares marcadas para o dia 6 de outubro, promete ser marcada por uma disputa acirrada não tanto pelos candidatos que colocaram os seus nomes para disputar cinco vagas na Vila Operária e cinco vagas na região central e sim pela pressão de grupos políticos.

Alguns grupos ligados ao prefeito Zé Carlos do Pátio e também por adversários do gestor e vereadores estão encarando a disputa como uma espécie de prévias para as eleições municiais do ano que vem. Alguns candidatos tem apoio declarado de lideranças políticas, que vão usar a eleição para medir o eleitor no processo do ano que vem. As campanhas foram marcadas por uso das redes sociais e corpo a corpo como se fosse uma disputa para prefeito e vereador.

Um levantamento do Primeira Hora mostra de forma clara que 70% dos candidatos estão vinculados à lideranças políticas que devem disputar as eleições do ano que vem, tanto para cargos no executivo como para o legislativo.

Ao todo são  37 candidatos ao cargo de conselheiro tutelar do município de Rondonópolis, que disputam dez vagas, sendo cinco no centro e cinco na Vila Operária.

Para votar é necessário estar em dia com suas obrigações eleitorais. Para concorrer ao cargo de conselheiro, o candidato deve ser maior de 21 anos, ter ensino médio completo, residir no município há pelo menos dois anos, ser eleitor na localidade para a qual concorre e ter a idoneidade moral comprovada. Com remuneração de R$ 3.290,00, os conselheiros tutelares cumprem carga horária de 40 horas semanais e assumem suas funções a partir de janeiro de 2020.

Prefeitura capacita servidores para a eleição de conselheiros tutelares

+ Acessados

Veja Também