Dicas para profissionais em cargos de liderança em TI

Picture of Alvaro Oliveira

Alvaro Oliveira

Alvaro Oliveira, Chief Network Officer na Andela

Dicas para profissionais em cargos de liderança em TI

A Tecnologia da Informação encara um crescimento acelerado em todo o mundo. De acordo com relatório divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), o mercado de TI deve se expandir em 14,3% em 2022, no Brasil, e em 6,4% em escala global. Para se ter um panorama do setor, em 2021 ele foi avaliado em US $ 45,7 bilhões. Com essa ascensão, é natural que os profissionais da área se desenvolvam e progridam constantemente na profissão, formando lideranças e cargos de influência acerca dos talentos que ainda estão iniciando a carreira.

Diante de cada vez mais desafios, o líder de tecnologia vem recebendo algumas expectativas por parte dos profissionais que embarcam em novos projetos, como um gestor que poderá oferecer suporte e desenvolver estratégias de coordenação do trabalho desempenhado por sua equipe. Ele também possui o compromisso de garantir uma jornada positiva e favorável aos colaboradores, ou seja, deve se preocupar em proporcionar o crescimento de cada talento na empresa.

Ao assumir um cargo com maior responsabilidade no departamento de TI de uma empresa, ou até mesmo dentro do mercado de tecnologia, é imprescindível que o profissional disponha de algumas qualidades e habilidades principais, as quais farão toda a diferença em designá-lo como um bom líder e gestor e, consequentemente, possibilitarão conquistar ótimos resultados aos projetos.

Conhecimento em business

Muitas são as posições que um líder em tecnologia pode ocupar. Uma das mais comuns é o CIO, conhecido como Chief Information Officer ou Diretor de Tecnologia da Informação, que é o executivo responsável por toda a área de TI de uma empresa e tem como responsabilidade definir a estratégia de tecnologia e supervisionar operações de infraestrutura e sistemas de computação. O ponto primordial para este líder é ser apto a gerenciar, eficientemente, os projetos com seus respectivos prazos.

Para ser líder em TI, conhecer as novas linguagens de programação é importante, porém, não é o suficiente. É possível dizer que um líder deve ter, sobretudo, habilidades sobre negócios. O know-how em gestão e estratégia contribui para que ele possa tomar decisões mais perspicazes e possam delegar as diferentes tarefas de um projeto. Vale ressaltar que atribuir as demandas aos devidos colaboradores – em vez de assumi-las sozinho – é um desafio, mas é impreterível para estruturar uma equipe excelente e expandir os negócios.

Da mesma forma, a inovação também é um elemento fundamental para qualquer negócio ter sucesso, especialmente na tecnologia. A propósito, uma pesquisa da ManageEngine revelou que 95% dos executivos consideram a Tecnologia da Informação responsável pela inovação nos negócios. Desta maneira, é inegável que a transformação digital impulsionou a presença e a importância do setor de TI para inúmeros segmentos.

Habilidades comportamentais

É essencial que, em todos os ramos profissionais, os líderes corram atrás de aperfeiçoar algumas habilidades comportamentais que fazem uma grande diferença na rotina de trabalho – e na tecnologia não é diferente, mas crucial. Uma delas é a oferta de disponibilidade, presença, escuta ativa e valorização do próximo. Um projeto dificilmente obtém êxito se os responsáveis por o gerenciar e liderar a equipe que nele atua não possuírem boa comunicação e empatia.

É necessário que as lideranças compreendam que o mundo passa por uma mudança contínua e que as novas gerações de talentos precisam se sentir acolhidas, compreendidas e que fazem parte da equipe, principalmente com o avanço do trabalho remoto, onde as percepções de trabalho colaborativo têm mudado profundamente e muitas pessoas começam a trabalhar já no modelo remoto.

Um líder também precisa estar aberto a diálogos para entender como os colaboradores estão se sentindo emocionalmente e ter uma visão holística dos profissionais e dos projetos em andamento, podendo saber como definir estratégias para manter ambos conectados de modo prático e eficiente.

Mente aberta às novas tecnologias

Com o decorrer do tempo, novos conceitos de tecnologia surgem e se tornam parte do dia a dia de trabalho. Por essa razão, não apenas os líderes como todos os profissionais de TI devem estar alinhados com as novidades do setor, buscando atualizações para que o seu conhecimento não se torne atrasado ou obsoleto.

É comum que novas linguagens de programação apareçam e despontem de tempos em tempos, mas há também muitos conceitos emergindo, como o Cloud Computing, que vem se consolidando no mercado e deve ser considerado um modelo de gestão de TI, por se tratar de uma tecnologia inteligente e avançada que permite o armazenamento e gestão de dados em alta performance e escalabilidade, bem como oferece mobilidade e produtividade com segurança de dados e redução de custos.

A Andela, marketplace global de talentos técnicos, tem a preocupação de conectar o brilhantismo com a oportunidade. Uma das mais diversas funções abrangidas em sua rede é o gerente de produto, responsável por gerenciar requisitos e entregar produtos de qualidade que estejam alinhados com as metas de negócios. Este é um dos primeiros cargos de liderança conhecidos no mercado e pode ser considerado um ponto inicial de experiência para profissionais de TI que desejam avançar na carreira e assumir funções de líderes em projetos, empresas ou negócios do setor.

*Alvaro Oliveira é Chief Network Officer na Andela.

+ Acessados

Veja Também