Dicas para deixar a carne de churrasco mais macia e saborosa

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Pixabay.com

Dicas para deixar a carne de churrasco mais macia e saborosa

O brasileiro ama um bom churrasco, e todo mundo tem as suas particularidades na hora de queimar uma carne na brasa. Por isso, é importante saber de alguns truques para deixar a carne de churrasco ainda melhor.

O checklist perfeito para esse momento envolve desde a escolha dos melhores utensílios para churrasco, até os acompanhamentos e bebidas, além de técnicas para deixar cada tipo de carne nos melhores pontos.

Utensílios eficientes

Em geral, uma boa faca é o que a maioria utiliza para fazer um churrasco, em companhia de um garfo para virar a carne da churrasqueira, porém, para elevar o nível, alguns utensílios vão melhorar sua experiência.

Por exemplo, em vez de um garfo, utilize um bom pegador para virar a carne, assim você evita furá-la, pois isso faz com que os líquidos saiam, deixando os bifes ressecados.

Uma faca apropriada também favorece na hora de fatiar os cortes e até uma grade pode ser útil para deixar a carne descansar após assada, o que permite que a circulação do ar mantenha a suculência.

Além dos utensílios, temos algumas dicas práticas de como usá-los apropriadamente.

Dicas práticas para um churrasco perfeito

Novamente, sabemos que cada um gosta de fazer o churrasco do seu jeito, então nossa ideia aqui é trazer algumas dicas para melhorar a sua experiência.

Algumas talvez você até já conheça e aplique, outras poderão te surpreender.

Caso você seja um iniciante querendo se aventurar em meio às brasas, essas dicas também poderão ser bastante úteis.

Temperatura da churrasqueira

A temperatura da churrasqueira é muito importante para o sucesso do churrasco, e isso já começa com o uso de um bom carvão.

Lembrando que o churrasco é feito com a brasa e não com a chama, e isso até alguns churrasqueiros de longa data deixam passar.

Para medir a temperatura da brasa, a dica mais prática é colocar sua mão sobre ela. Se o calor permitir apenas 5 segundos sem queimar, é sinal de que está no ponto.

O som também é um indicador, pois quando você coloca o bife, tem que sair aquele chiado inconfundível que sinaliza a temperatura ideal da brasa.

Carne de procedência

Ter à disposição uma carne de qualidade é meio caminho andado para um bom churrasco, e isso não tem a ver com cortes, mas sim com a procedência.

Busque sempre peças de carne de locais que você possa confiar e de preferência converse com o açougueiro, pois geralmente esses profissionais vão te dar boas dicas.

Considere a marca da carne optando por aquela que possui boas recomendações e que tenha selo de qualidade comprovada. Assim, as chances de ter um corte macio para servir são grandes.

Faca bem afiada

Voltando aos utensílios, além de uma boa faca, é importante que ela esteja bem afiada para que não haja o risco de fazer rasgos na fibra da carne ao invés de cortes mais limpos.

Além disso, é bom sempre ter uma pedra de afiar e uma chaira para dar aquele trato na faca antes de começar o churrasco, para que os cortes sejam feitos adequadamente.

Acompanhamentos

A carne tem que ser a estrela principal do churrasco, ainda mais quando se trata de uma peça especial, como uma picanha ou um ancho argentino. Em relação aos acompanhamentos, vinagrete, pães de alho, salpicão, salada de batata, entre outras opções, vão contribuir para o sucesso do seu evento.

Preparo adequado para cada tipo de carne

Falamos da temperatura, mas precisamos lembrar que cada tipo de carne e de corte vai demandar preparos diferentes. Se a sua churrasqueira tem dois andares, você deve usar isso para separar os preparos rápidos dos mais lentos.

Caso tenha uma única grelha, identifique os pontos onde o calor não está tão forte para dar acabamento a alguns preparos.

Harmonização de carne e bebidas

Churrascos brasileiros tem como bebida principal a cerveja, e é possível harmonizar alguns cortes com tipos específicos de bebidas para potencializar o sabor de ambos.

Cervejas escuras combinam com carnes mais fibrosas e gordurosas, como alcatra e fraldinha. Para quem gosta de vinhos, o cabernet sauvignon combina bem com uma boa picanha, enquanto o sauvignon blanc harmoniza com o frango. Já a caipirinha vai bem com quase tudo, desde que feita com uma cachaça tradicionalmente brasileira.

+ Acessados

Veja Também