Deputado Silvano articula, em Brasília, construção de pontes em MT

Picture of Redação PH

Redação PH

deputado silvano articula, em brasília, construção de pontes em mt

Deputado Silvano articula, em Brasília, construção de pontes em MT

Compartilhe:

O deputado estadual Silvano Amaral (MDB) e o deputado federal Valtenir Pereira (PSB), acompanhados do coordenador do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), major Washington Duarte, estiveramno último final de semanaem Juruena, Cotriguaçu, Nova Monte Verde, Colniza e Sinop para tratarem de um assunto que tem preocupado moradores da zona rural.

Comunidades enfrentam sérios problemas de logística, em razão de inúmeras pontes de madeira estarem deterioradas, muitas dessas,inclusive, foram levadas pelas chuvas, fato que culminou com a suspensão das aulasna zona rural. Exemplo disso foi o que ocorreu na Gleba Mercedes V, em Sinop, há quase 60 dias. As péssimas condições das estradas vicinais também contribuíram para que alguns municípios decretassem estado de emergência.

“É papel da Defesa Civil Nacional auxiliar os municípios brasileirosque decretam emergência, em casos como estes que vêm ocorrendo em Mato Grosso. Por isso, trouxemos o diretor do Cenad para acompanhar de perto essa realidade. A situação é grave, envolve milhares de pessoas que estão àmercê do tempo, aguardando uma solução”, enfatizou o deputado Silvano.

“Já tomamos conhecimento do que aconteceu nos municípios que visitamos, agora o próximo passo é informar o Ministério da Integração para sejam tomadasas providências cabíveis e o mais breve possível. Situações como a de Colniza nos preocupam bastante e com certeza a Defesa Civil não será omissa”, explicou omajor Duarte, que assumiu o cargo como coordenador da Cead na semana passada.

Em Juruena, o diretor do Cenad explicou que conta com o apoio dos deputados Silvano e Valtenirjunto à Integração para que consigam a liberação de R$ 3,4 milhões de um projeto já aprovado no ano passado que garante a construção de sete pontes de concreto e três bueiros na zona rural da cidade. Vale lembrar que, para o município, foi destinado um recurso para a Saúde no valor de R$ 300 mil, articulado pelos deputados que encabeçaram a viagem do último final de semana.

Já em Cotriguaçu, existe um projeto para a construção de 14 pontes de concretoque auxiliarão pelo menos três assentamentos. Na semana passada, a Defesa Civil de Mato Grosso designou uma equipe técnica para realizar um levantamento na zona rural, procedimento que complementa o projeto que será despachado para a Cenad com parecer técnicojá nos próximos dias. Em Cotriguaçu também foi decretado estado de emergência ao governo federal.

Diferente de Cotriguaçu, o município de Nova Monte Verde já teve o projeto aprovado para construção de pontes de concreto e bueiros, faltando apenas a liberação do recurso peloMinistério da Integração. Na cidade, os parlamentares também receberam demandas da prefeita Bia Sueck, relacionadas aconclusão das obras de algumas creches e ampliação e reforma da Secretaria de Assistência Social.

Colniza protagoniza a mesma situação deoutros municípios visitados pela comitiva, mas com um agravante. A cidade, que também possui projeto protocolado na Defesa Civilpara a construção de pontes, sofre com o caos das estradas vicinais. Diversos atoleiros provocados pelas constantes chuvas, que em Mato Grosso ainda não deramtrégua.

Prova disso é que Colniza ficou isolada esta semana, devido a condição das estradas, o que resultou também na suspensão das aulas. Fato que também tem impedido o escoamento da produção. A grave situação fez com que Colniza virasse manchete nos principais veículos de comunicação do estado.

A última para, em Sinop, uma reunião entre secretários de Obras, de Governo e de Meio Ambiente do município, além do representante da Defesa Civil local, deputados Silvano e Valtenir e o coordenador do Cenad foi considerada positiva pelo deputado federal Valtenir Pereira.

“Tratamos dos problemas das pontes, claro, mas mais que isso iremos,em alguns meses, conseguir reestruturar a defesa civil de Sinop, que precisa com urgência de condições básicas para atuar. Quanto às pontes, a prefeitura resolveu a emergência, visto que uma delas rodou, mas agora ganha este reforço junto àDefesa Nacional para que resolva de fatonão só o problema da Mercedes, mas de outras comunidades”, acrescentou o deputado federal.

Participaram das reuniões, prefeitos, vereadores, presidentes de associações de Pequenos Produtores Rurais, pequenos produtores rurais, representates de escolas públicas dos municípiose população.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também