Deputado pede apoio do TJMT para que atendimento dos cartórios extrajudiciais seja de modo remoto

Deputado pede apoio do TJMT para que atendimento dos cartórios extrajudiciais seja de modo remoto

O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC-MT) solicitou apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para que os serviços realizados pelos cartórios extrajudiciais sejam realizados de forma remota, durante a suspensão do expediente das serventias extrajudiciais do Estado de Mato Grosso.

A suspensão dos serviços presenciais foi determinada na última sexta-feira (21.03), em consonância com as orientações das autoridades locais e nacionais de Saúde Pública, devido a pandemia causada pelo Coronavírus.

Os cartórios extrajudiciais são responsáveis pela emissão de cédula do produtor rural, escrituras, procurações, testamentos, reconhecimento de firma, autenticação de cópias, certidão de ônus reais, inteiro teor do imóvel, inventários e outros documentos.

Dal Molin afirma que foi provocado por dezenas de produtores que não estavam conseguindo atendimento, após o regime de quarentena imposto nos órgãos públicos. Durante reunião realizada na tarde de segunda-feira (23.03), na Assembleia Legislativa, o parlamentar levou a questão presidente da Casa, Eduardo Botelho, e juntamente com os demais deputados, buscaram solução rápida com a Corregedoria de Justiça.

“Quero aqui tranquilizar a classe produtora. A nossa resposta foi rápida e a Corregedoria está garantindo que esse atendimento seja feito de forma remota. Os produtores podem ter alguma demora, pois é uma situação inédita e leva um tempo para adaptação. Mas, o importante é que o atendimento seja feito”, destacou Xuxu Dal Molin.

O parlamentar está preocupado com a situação pelo qual o país passa e as consequências que podem vir a curto e longo prazo. Dal Molin destaca que nesse momento o alinhamento do setor produtivo com os poderes é primordial, já que uma crise no abastecimento só vai piorar ainda mais o cenário da pandemia.

“Tudo isso é novo para nós. Mas, sabemos que o mundo não sobrevive sem comida, sem alimentos. Nesse contexto o setor produtivo necessita mais que nunca estar alinhado e tendo formas de trabalhar. Ficar sem comer ninguém fica e quem coloca comida na mesa é o setor produtivo. Vamos acompanhar todas as dificuldades e estamos prontos para ajudar. Estou mobilizado com minha equipe, trabalhando de forma remota e cumprindo as recomendações”, disse o deputado.

+ Acessados

Veja Também