Deputado Dr. João confirma que Mato Grosso deve retomar transplantes renais

Dr. João defende trabalho da Empaer para fortalecer agricultura familiar

Deputado Dr. João confirma que Mato Grosso deve retomar transplantes renais

Mato Grosso deve voltar a realizar transplantes de rim em 2019. A informação foi confirmada, nesta terça-feira (19), pelo coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado estadual Dr. João José (MDB).

“É com muita alegria que confirmo que o governo do estado deu os primeiros passos para a retomada dos transplantes que estão suspensos há 10 anos. O estado iniciou uma gestão junto ao Ministério da Saúde para o credenciamento das UTIs do Hospital Santa Rosa, onde serão realizadas as cirurgias. Informo ainda que o ambulatório da unidade hospitalar ficou pronto”, declarou.

O deputado se reuniu nesta terça-feira com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a secretária-adjunta Fabiana Cristina Bardi, o médico nefrologista do Instituto Nefrológico de Mato Grosso (Inemat), Vitor Carlos de Souza Vieira, a coordenadora de transplantes Fabiana Molina e outros profissionais da saúde.

“Saímos do encontro com o secretário com a confirmação de que a secretaria e o governador Mauro Mendes vão se empenhar, tecnicamente e politicamente, para obter o credenciamento final para retomarmos os transplantes o quanto antes em nosso estado, reduzindo a fila do SUS”, comentou o deputado.

As cirurgias renais estão suspensas em Mato Grosso há mais de 10 anos. O deputado Dr. João José explicou que o ambulatório do hospital já está pronto, e que deve começar nesta semana a seleção de pacientes que vão concorrer ao transplante renal adulto dos órgãos de doadores falecidos. Segundo dados oficiais, o estado possui 1,9 mil pessoas realizando terapia renal, e estima-se que 50% tenham indicação para passar por procedimento de transplante.

Pesquisas que revelam que tem aumentado o número de pessoas com doenças renais, afetando em torno de 850 milhões em todo o mundo, sendo 12 milhões no Brasil. Um estudo da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) aponta um índice alarmante de crescimento de 8% ao ano de casos de doenças renais.

Médico responsável por realizar a primeira cirurgia renal da história de Mato Grosso, na década de 90, no Hospital Geral Universitário (HGU), o deputado estadual Dr. João comemorou o “pontapé inicial” para se obter o credenciamento do hospital para realização de cirurgias, que faz melhorar a qualidade de vida das pessoas.

“O secretário de Saúde se mostrou muito sensível à causa dos pacientes renais. Disse que o governador Mauro Mendes determinou que a Saúde de Mato Grosso trabalhasse muito focada para assegurar a retomada dos transplantes, num gesto de muita humanidade e exemplo de gestão”, destacou o deputado. “Entendemos que, com a realização da cirurgia, o paciente passa a viver com mais qualidade, sendo acompanhado pela equipe médica e fazendo o tratamento farmacológico”, finalizou Dr. João.

+ Acessados

Veja Também