Deputado busca implantação de Centro de Diagnóstico do Câncer em Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

deputado federal participa de reunião interinstitucional em barra do garças

Deputado busca implantação de Centro de Diagnóstico do Câncer em Rondonópolis

Com o apoio do deputado estadual Zé Carlos do Pátio (SD), o médico e diretor do Hospital de Câncer de Barretos (SP) Henrique Prata, se reuniu na manhã desta segunda-feira (11), com o governador Pedro Taques (PSDB) para articular a implantação de um Centro de Diagnóstico do Câncer para que haja o trabalho de prevenção da doença no Estado de Mato Grosso.

“O governador teve o compromisso de se reunir com o diretor do Hospital do Câncer de Barretos, para a construção de um projeto novo para Mato Grosso, e eu estou aqui para intermediar e ajudar na implantação de um centro de diagnóstico do Câncer no Estado, porque com a prevenção nós iremos melhorar no combate a doença”, explicou o deputado.

De acordo com o governador Pedro Taques, equipes estudam em que local uma unidade poderia ser instalada, já que uma estrutura nova especializada na patologia melhoraria muito a vida de quem precisa se deslocar até outro Estado. “Por mais que lá se tenham equipamentos e estruturas físicas, mas o que conta é o que não pode ser tocado, mas sentido, que é o atendimento digno, a humanização”.

O coordenador do Centro de Apoio para Pacientes com Câncer de Rondonópolis, Valdir Correa, cerca de seis mil pacientes em Mato Grosso procuram o apoio do HC de Barretos. “Quando você está com um problema e alguém te estende à mão é um alívio, e o Hospital de Barretos faz isso. Uma unidade aqui seria um refugio para quem sofre com essa doença, como eu sofri e consegui superar”.

Outro exemplo de superação que fez o tratamento no Hospital de Barretos, a professora aposentada Maria Aparecida de Oliveira, que mora em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), explicou que a luta fora do Estado foi muito difícil. “O câncer tira o seu tapete e o seu chão. Mas, quando eu fui encaminhada para Barretos com o atendimento que tem lá, com o acolhimento, com a humanização daquele hospital, a questão da distância e da família fica até mais suave”.

O Hospital de Barretos já vem trabalhando para a instalação de uma unidade no Amazonas e a descentralização do atendimento. O governador Pedro Taques garantiu que o Estado vai trabalhar em um estudo para a implantação de uma unidade em Mato Grosso, e principalmente em um Centro de Diagnóstico no município de Rondonópolis.

+ Acessados

Veja Também