Deputado Avallone integra missão internacional da Aprosmat nos EUA

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Deputado Avallone integra missão internacional da Aprosmat nos EUA

Compartilhe:

O deputado Carlos Avallone (PSDB) representa a Assembleia Legislativa na missão internacional aos EUA organizada pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) que reúne 34 membros, entre produtores de sementes, parlamentares e representantes do setor produtivo. A programação inclui reuniões técnicas, visitas a unidades de pesquisa e acesso a soluções inovadoras aplicadas à produção de sementes.

Nesta terça-feira (26), o grupo visitou a Stine Seed Company, nos Estados Unidos, iniciando a série de visitas que vão incluir a GDM Seeds, BASF, Syngenta, Bayer e Corteva, empresas  que trabalham com produção de sementes. A empresa familiar, liderada por Harry Stine, detém o maior banco de germoplasma do mundo e realiza mais de 1 milhão de cruzamentos anuais para o melhoramento das culturas de soja e milho. Atualmente, a cada três hectares de soja plantados no país, dois utilizam genética desenvolvida pela empresa.

“Estivemos em Adel, Iowa (EUA), na sede da Stine empresa referência mundial em genética de soja e milho, presente em 12 países e que está ampliando seus investimentos no Brasil, especialmente em Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, onde investem mais de US$ 500 milhões na produção de etanol de milho. Conversamos com o Harry Stine que tem 84 anos e é pioneiro no melhoramento genético de sementes desde a década de 1940. Nosso objetivo é conhecer o trabalho destas empresas e melhorar nossa legislacao para avançar no uso da biotecnologia. Quanto mais resistente a pragas for uma semente, menor será a utilização de defensivos agrícolas, o que favorece o meio ambiente e a saúde da população”.

Na comitiva mato-grossense estão o presidente da Aprosmat, Nelson Croda, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), Vilmondes Tomain, o secretário de Desenvolvimento Econômico César Miranda, o presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Lucindo Zamboni e a deputada federal Coronel Fernanda (PL). Participa também o deputado federal Pedro Lupion (Progressistas), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, Alceu Moreira (MDB),  presidente da Frente do Biodiesel e a federal Marussa Boldrin (MDB).

O objetivo do grupo é alinhar experiências internacionais às demandas regionais, priorizando inovação, sustentabilidade, aumento da produtividade e adaptação de tecnologias à realidade de Mato Grosso. “Estamos conhecendo e buscando tecnologias e parcerias estratégicas para expandir a produção com menor utilização de defensivos, possivel através do melhoramento genético das sementes”, explicou o deputado Avallone.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também