O prefeito Cláudio Ferreira (PL) decretou situação de emergência na saúde pública em Rondonópolis. Os detalhes serão divulgados em uma entrevista coletiva marcada para hoje, às 8h30, no auditório da prefeitura.
O motivo do decreto é o aumento expressivo de casos de chikungunya na cidade. O último levantamento ao qual o Primeira Hora teve acesso mostra que Rondonópolis é o município com o maior número de casos confirmados em Mato Grosso, concentrando, sozinha, 29% dos registros no estado, totalizando 1.585 casos.
As informações foram divulgadas pelo site cuiabano RDnews.
Já as maiores taxas de incidência nos últimos 21 dias, considerando o índice de casos por habitante, foram registradas em São José do Povo (939); Cláudia (917); Chapada dos Guimarães (526); União do Sul (468); Rondonópolis (403); e Jaciara (392).
Além disso, Rondonópolis também registrou 980 casos de dengue.
Com o decreto, o Poder Público poderá reduzir a burocracia para executar ações emergenciais, possibilitando o reforço no atendimento das unidades de saúde, a contratação mais ágil de serviços, a realização de licitações com maior rapidez e a mobilização de recursos extraordinários.
O prefeito também assinou um decreto de emergência para a infraestrutura em razão das chuvas, que terá detalhes apresentados hoje.
. Confira o decreto de emergência da saúde:
Confira o decreto de emergência da infraestrutura:





