Dá para escolher o que sonhar? Como controlar o sonho?

Picture of Bruna Bozano

Bruna Bozano

Pixabay/Ilustrativa

Dá para escolher o que sonhar? Como controlar o sonho?

Compartilhe:

Todo mundo já teve curiosidade a respeito de algum sonho marcante e visitou sites como o Apsique para tentar desvendar o que o sonho significava. 

Algumas vezes, a interpretação do sonho é animadora e motivadora e faz o sonhador acreditar que está diante de uma grande oportunidade de negócios, uma chance imperdível de promoção no trabalho ou até mesmo de encontrar um grande amor. 

Outras, o sonho aparece com um mau presságio, dando a entender que alguém querido pode vir a falecer ou que tem uma traição se aproximando, como é o caso de muitos sonhos com dentes, segundo o site italiano Lapsiche. 

Mas, sabendo que alguns sonhos representam coisas boas e outros sinalizam que coisas ruins estão à frente, seria possível escolher o que sonhar? 

A resposta é: Sim! 

Segundo a ciência, é possível controlar os sonhos e esse evento tem até nome: Sonho Lúcido, que é o que acontece quando o sonhador tem consciência de que está sonhando. 

Há pessoas que conseguem ter pequenas reações durante o sonho, como, por exemplo, “sair” de um pesadelo ou sonho desconfortável ou prolongar um sonho feliz e prazeroso.  

Outras conseguem ir além e, simplesmente, controlar o rumo do sonho que estão tendo. 

A tese de doutorado de Sérgio Arthuro Mota-Rolim, neurocientista e pesquisador do Instituto do Cérebro da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), apontou que cerca de 75% das pessoas já tiveram, pelo menos, um sonho lúcido ao longo da vida.  

“Quando as pessoas veem uma coisa que é impossível de acontecer, como voar, elas se questionam porque está ocorrendo aquilo e têm consciência de que estão sonhando. Essa autoconsciência, ou metacognição, é como se fosse o início da lucidez”. – Explicou Mota-Rolim. 

Após explicar como funciona o sonho lúcido, cabe mais um tópico: Será que é possível aprender a controlar os sonhos? 

Mais uma vez, a resposta é positiva. 

Para iniciar as tentativas, as principais sugestões são que: 

O despertador seja programado para tocar meia hora antes do horário de costume. Aquele momento de despertar levemente e saber que pode dormir mais um pouco, faz com que seja possível atingir um estado de consciência leve que pode fazer com que o sonho continue, ou que seja, pelo menos compreendido antes mesmo de haver o despertar completo. 

Manter um diário de sonhos. Anotar (ou gravar a história) dos sonhos pode fazer com que eles se tornem uma espécie de série ou compilado de informações conexas. Ler essas informações antes de dormir pode ajudar a fazer com que os sonhos se conectem e passem a ser mais reais. 

Televisão, celular e outros aparelhos eletrônicos devem ser desligados para que ruídos e luzes não atrapalhem e interfiram no sono (e, por consequência, nos sonhos). 

Por último, a persistência é a chave para que qualquer habilidade seja desenvolvida. 

Há pessoas que terão mais facilidade e mais frequência de realização de sonhos lúcidos, enquanto outras pessoas podem nunca vivenciar a experiência, mesmo que com esforço para isso. 

Você conhece alguém que tenha ou você já teve algum sonho lúcido? 

Compartilhe e comente sua experiência! 

Deixe um comentário

Veja Também