O uso de tecnologia no processo de recrutamento e seleção profissional não é novidade, mas vem se aperfeiçoando com recursos cada vez mais avançados. Isso facilita a rotina das equipes de Recursos Humanos, que costumam receber um número muito maior de candidaturas em relação à quantidade de vagas disponíveis nas organizações.
Por outro lado, os critérios de exclusão podem limitar a diversidade de talentos na empresa e inviabilizar as oportunidades para quem não tem um CV otimizado para passar pelos sistemas de rastreamento. Para evitar que isso aconteça com você, vale a pena preparar ou revisar o seu currículo passo a passo com estas dicas de especialistas em RH.
Defina sua estratégia para procurar emprego
Antes de preencher um modelo de currículo online, é importante ter em mente o tipo de emprego que você pretende conquistar, a cultura organizacional das empresas onde gostaria de atuar e as características marcantes do seu perfil profissional. A combinação entre esses fatores pode determinar o seu fit cultural em diferentes oportunidades.
A ideia é montar um currículo que deixe isso em evidência em cada detalhe. Afinal, além de passar por algoritmos, análises semânticas ou outras técnicas para a triagem automática de CVs, o seu material vai chegar às mãos de quem tem uma visão muito clara sobre as expectativas e necessidades de talentos nas organizações.
Faça uma análise criteriosa das suas informações profissionais
Depois de levantar datas, títulos de cursos e nomes de instituições para mencionar no seu currículo, avalie o que faz diferença para demonstrar a sua trajetória profissional (ou o seu potencial, caso você tenha pouca experiência de trabalho). Como isso também é estratégico para a otimização do CV, use a sua inteligência emocional. A dica é manter uma mentalidade crítica e se colocar no lugar de potenciais contratantes para entender quais seriam os seus pontos fortes em relação às metas definidas no passo anterior.
Os currículos modernos são mais claros, diretos e concisos, dispensando dados irrelevantes no processo de candidatura, como número de documentos ou informações pessoais não solicitadas. Isso libera espaço para que você escreva uma breve declaração de objetivo logo no início do documento, chamando atenção para o que tem de melhor a oferecer de acordo com as expectativas da empresa.
Monte seu currículo com a estrutura ideal para a visualização
Você pode usar um modelo de CV como base para garantir a formatação ideal e customizar alguns detalhes com um toque pessoal. O que faz diferença é a estrutura usada para apresentar as suas informações. Além do documento atender a um padrão adequado, os títulos, subtítulos, marcadores e outros elementos devem tornar a leitura mais fácil, permitir a rápida identificação do perfil da candidatura e proporcionar uma experiência visual consistente
Até o espaçamento e a posição das seções fazem diferença nesse processo. E não é preciso exagerar no design para dar destaque aos seus pontos fortes. O ideal é priorizar as informações mais importantes, colocando-as mais próximas ao topo do currículo e mantendo a página bem organizada. Isso torna o CV compatível com os mecanismos de rastreamento — e os olhares treinados da equipe de analistas de Recursos Humanos.
Prepare um conteúdo atraente e alinhado às tendências de busca
O uso de palavras-chave é uma das técnicas mais populares de otimização de CV, mas muitas pessoas não fazem isso de um modo eficaz. Quando há exageros, termos irrelevantes ou inseridos fora de um contexto natural, o efeito pode ser o contrário do desejado.
Hoje em dia, é possível contar com a ajuda de um gerador de CV com IA (inteligência artificial) ao inserir o conteúdo sobre sua candidatura. Assim, é possível afinar suas ideias sobre os termos adequados para a sua área e eliminar eventuais dúvidas quanto ao preenchimento de cada campo do documento.
Aproveite essa facilidade para fazer a personalização de suas candidaturas. Você pode usar algumas das palavras levantadas nos anúncios de oportunidades de trabalho ou em suas pesquisas para definir a sua estratégia para a busca de emprego. Sempre que possível, mencione o título correto do cargo desejado em cada versão do seu CV para turbinar ainda mais a otimização.
Fonte: OnlineCurriculo.




