Curso Técnico forma 29 profissionais para atuar no campo em Alto da Boa Vista

Redação PH

Redação PH

curso técnico forma 29 profissionais para atuar no campo em alto da boa vista

Curso Técnico forma 29 profissionais para atuar no campo em Alto da Boa Vista

Wellington Alves Vanderlei, é um dos 29 alunos que concluiu o Curso Técnico em Agronegócio, em Alto da Boa Vista, município localizado a cerca de 700 quilômetros de Cuiabá. Este município faz parte da regional de Confresa, do SENAR-MT. Ele conta que seu objetivo é se profissionalizar. Filho de agricultor, aproveitou a oportunidade de fazer um curso em sua cidade e com baixo custo. "É uma chance de agregar conhecimento e melhorar a renda familiar". Para seu avô, Deodato Vitalino Alves, ver o neto formado e começando uma carreira promissora é um misto de emoção e satisfação.

Já para John Pablo Ferreira Macedo, 22 anos, fazer este curso foi um pouco mais difícil. Morador da cidade de Espigão do Leste, seu maior obstáculo para estudar era a logística, e também a questão financeira. "As aulas aconteciam durante 10 dias, em período integral. Era impossível conseguir trabalho apenas para os 20 dias do mês", conta. Filho de produtor rural, Ferreira concluiu o curso e já está fazendo estágio como técnico agropecuário. "Passei por uma transformação e me sinto uma pessoa melhor. Este curso me abriu portas".

Com duração de dois anos, o curso de Técnico em Agronegócio contou com alunos dos municípios de Serra Nova, Bom Jesus do Araguaia, Luciara, Alto da Boa Vista e de vários assentamentos da região. "Com a conclusão desta turma, esperamos, um incremento na mão de obra qualificada e melhoria no setor em função do conhecimento adquirido e que será aplicado", enfatizou o mobilizador do Sindicato Rural, de São Felix do Araguaia, Eneas Moreira dos Reis.

A região é carente de mão de obra qualificada. O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Mato Grosso. (Fetragri), Nilton José de Macedo ressaltou que a maioria dos formandos está empregado ou já têm oportunidades de emprego em vista. "Nosso sentimento é de realização, não apenas pelos alunos, mas por suas famílias e por todos os parceiros envolvidos, que com certeza estão orgulhosos por poder participar e contribuir para a formação desses cidadãos".

A realização deste curso contou com diversas parcerias. Dentre elas, a do Sindicato Rural de São Felix do Araguaia e da Prefeitura do Alto da Boa Vista, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciências e Tecnologias, Fetagri e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT). Este curso foi realizado por meio de uma extensão da escola técnica de Tangará da Serra.

+ Acessados

Veja Também