Curativo acelera cicatrização em feridas de pele

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Curativo acelera cicatrização em feridas de pele

Lesões e feridas de pele podem causar desconforto, dor, vergonha, impossibilitar a movimentação e até evoluir para casos mais graves de infecção. Por isso, o cuidado com a pele deve ser focado em acelerar a regeneração da ferida. Um curativo especial, desenvolvido por uma empresa paranaense, a Membracel, vem sendo usado com sucesso para diversas indicações como queimaduras, úlceras de pele, escoriações e síndromes como a epidermólise bolhosa.

Produzido à base de celulose por um processo de biotecnologia, chega ao consumidor na forma de uma membrana muito fina, que deve ser colocada em cima da lesão, integrando-se à mesma. Por possuir poros, a membrana permite a drenagem do exsudato (líquido das feridas), as trocas gasosas e a passagem de medicamentos. “Tudo isso contribui para a limpeza da ferida e regeneração da pele”, explica o enfermeiro especialista em feridas da Membracel, Antônio Rangel.

O curativo Membracel possui as características consideradas ideais para um curativo: possibilidade de drenagem das secreções, não deixa resíduos, não causa alergia em contato com a pele e necessita de troca menos frequentes. Atua também na dor, sintoma bastante comum em casos de feridas e doenças de pele. “Por isolar os terminais nervosos, proporciona alívio imediato da dor, ”diz Rangel.

Com o uso do curativo, a dor diminui, o tamanho da lesão reduz e é possível começar a perceber a cicatrização pelo aparecimento do tecido de granulação, que é aquele tecido de cor rosada, liso e granular na superfície das feridas. Para “sarar”, a ferida passa por três processos: o inflamatório – que é quando se tem a sensação de dor, calor e rubor. Nessa fase acontece a migração de células de defesa para o leito da ferida que irão realizar a limpeza e controlar a contaminação da ferida. Depois, acontece a fase de granulação – no qual acontece a formação do tecido base para a cicatrização e, então, o processo de maturação, que irá reconstituir a pele.

O produto não precisa de receita médica e é de fácil utilização, podendo ser aplicado pelo próprio usuário. O tratamento com a Membracel possibilita uma melhor relação de custo/benefício, já que a membrana não precisa ser trocada com tanta frequência, diminuindo o custo final. Por ser translúcido, permite acompanhamento visual da do processo de cicatrização da ferida, evitando a troca desnecessária do curativo.

Sobre a Membracel:

Criada em 2000, a Membracel é uma empresa referência em seu segmento. O produto – exclusivo da empresa – foi desenvolvido com base no resultado de pesquisas de biotecnologia. A membrana atua como um substituto temporário da pele para casos de falta da epiderme ou da derme, como em queimaduras e úlceras.

+ Acessados

Veja Também