Cultura do feedback: desenvolvimento profissional e de equipe

Picture of nilmaik@hotmail.com

nilmaik@hotmail.com

Cultura do feedback: desenvolvimento profissional e de equipe

Compartilhe:

Com um mercado altamente competitivo e as empresas cada vez mais exigentes, manter os colaboradores motivados é de suma importância a fim de garantir os melhores resultados.

Por meio da cultura do feedback, é possível contribuir para o desenvolvimento dos profissionais com observações construtivas baseadas em avaliações de desempenho, otimizando a performance e acompanhando, de perto, a evolução de cada colaborador.

Se você quer entender melhor o funcionamento dessa atividade e saber o que isso pode agregar aos funcionários e à organização, continue lendo! Neste artigo, reunimos os principais tipos de feedback e suas vantagens.

O que é cultura feedback?

A cultura feedback nada mais é do que um ambiente de trabalho aberto ao diálogo, em que se discute a evolução da performance do colaborador em relação ao comportamento e às entregas.

Dessa forma, a companhia oferece ao colaborador a oportunidade de aprimorar constantemente suas habilidades. Assim, os profissionais se mantêm motivados e, consequentemente, entregam os melhores resultados para o negócio.

Quais são os benefícios da cultura do feedback?

A cultura do feedback traz inúmeras vantagens para as empresas. Dentre as principais, podemos destacar as mencionadas abaixo.

Motivação

Quando um funcionário recebe um feedback sobre seu desempenho em determinada atividade, ele se sente mais motivado a seguir melhorando, pois percebe que os líderes estão olhando para ele e valorizando o que ele está fazendo, isto é, ele se sente parte da empresa.

Produtividade

Dar retornos com frequência também é uma forma de aumentar a produtividade das equipes. Afinal, o feedback é fundamental para corrigir alguns problemas e estipular metas aos colaboradores, mantendo a produção sempre em alta.

Retenção de talentos

Se você quer reter talentos profissionais, o feedback pode ajudar muito nesse sentido, principalmente quando o retorno é dado a fim de estimular o desenvolvimento de novas competências e de habilidades do profissional.

Isso porque funcionários competentes procuram sempre trabalhar em empresas que valorizam o seu crescimento e, quando isso é feito, a taxa de rotatividade diminui consideravelmente.

Identificação e resolução de problemas

A constante aplicação da cultura do feedback faz com que você consiga identificar a causa de possíveis problemas que ocorrem no cotidiano da empresa. Com isso, torna-se possível corrigi-los, gerando resultados cada vez melhores.

Quais são os principais tipos de feedback?

Normalmente, as empresas usam dez tipos de feedback, que podem variar de acordo com o tom, a situação, os pontos positivos e aqueles que precisam melhorar. No entanto, há quatro tipos principais.

1- Feedback positivo

O feedback positivo tem o objetivo de elogiar um comportamento, uma atitude ou um trabalho. Além disso, esse tipo de retorno deixa claro para o profissional que a empresa deseja que ele continue nesse mesmo caminho.

2- Feedback negativo

Por outro lado, o feedback negativo deve ser pensado com mais detalhes e dado com um pouco de cautela, sobretudo por ser um diálogo no qual você expõe algo que precisa ser melhorado, e não apenas um comentário negativo sobre alguma atitude não tão boa relacionada ao ambiente de trabalho.

3- Feedback construtivo

O feedback construtivo tem o intuito de discutir alguma atitude ou algum comportamento que gerou um impacto negativo e que deve ser revisto. Para isso, é preciso dar um norte ao profissional a fim de que ele possa melhorar nesse ponto.

4- Feedback pessoal

Por fim, o feedback pessoal aborda o comportamento social do profissional diante das obrigações na empresa. Esse tipo de feedback é bastante vantajoso, uma vez que evita possíveis mal-entendidos.

Deixe um comentário

Veja Também