Cuidados estéticos essenciais para peles maduras

Pexels

Cuidados estéticos essenciais para peles maduras

Cuidar da pele deveria ser parte da rotina de pessoas de qualquer idade. Na infância, a preocupação com o protetor solar antes de sair de casa e, conforme o tempo passa, a inclusão dos cremes hidratantes e com ativos fortalecedores tornam-se uma necessidade.

De qualquer forma, a questão saúde e beleza pesa muito mais para elas, ainda mais depois dos 40 anos, quando a pele madura ganha destaque e as linhas de expressão passam a incomodar.

Afinal, quais são os cuidados estéticos essenciais para peles maduras? Saiba agora o que não pode faltar no seu dia a dia!

Protetor solar sempre

O protetor solar continua na lista de produtos que acompanham os cuidados diários. Você deve aplicar principalmente no rosto e nas áreas do corpo que vão ficar expostas, independentemente da estação do ano.

Opte por FPS mais alto, como o 60 ou 100, ainda mais se você tem pele mais clara. Entrou na água? Renove o protetor. O ideal é reaplicar mesmo sem ir para a piscina ou praia, se passou de manhã, a tarde reserve alguns minutos para fazer isso de novo.

Hidratação à noite

A etapa da hidratação não deve ser esquecida e você pode deixar para fazer isso à noite, após o banho. O rosto é a única exceção, que deve ser hidratado pela manhã, depois do protetor solar e antes da maquiagem.

Escolha um hidratante próprio para o seu tipo de pele e veja se inclui alguns ácidos que ajudam a combater as linhas de expressão e fortalecem a região. No corpo, seque-se bem quando deixar o chuveiro e aplique uma camada generosa do creme. Vale até fazer uma automassagem enquanto passa o creme.

Ácidos como aliados

A vitamina C, o ácido hialurônico e seus derivados, o ácido glicólico e o lático também são muito bem-vindos na rotina de skincare, apenas preste atenção ao rótulo quanto ao momento de uso.

Alguns desses ácidos podem ser aplicados a qualquer hora do dia, tanto que são encontrados em hidratantes de uso geral. Outros devem ser passados apenas à noite, pois podem queimar a pele em contato com o sol.

Limpeza diária

A limpeza também continua sendo importante, mas há algumas mudanças nos produtos usados. O sabonete deve ser próprio para seu tipo de pele, preferencialmente neutro, já o enxágue sempre na água fria ou morna para fria.

Gosta de esfoliação? Reserve um período para sua pele respirar e se recuperar. Peles oleosas podem ser esfoliadas uma vez por semana, já as mais secas devem ter um espaço maior, a cada 15 dias.

Foco no pescoço e mãos

O pescoço e as mãos são as regiões que mais denunciam a idade e costumam ser ignoradas. Então, capriche na hidratação dessas duas partes do corpo! No pescoço vale usar o mesmo creme para o rosto, nas mãos um produto próprio para esta região.

Além disso, não se esqueça do protetor solar. Exatamente por serem duas partes mais expostas, tendem a envelhecer ainda mais se forem expostas ao sol sem os devidos cuidados.

Procedimentos estéticos

Os procedimentos estéticos também estão na lista do que pode ser feito para auxiliar a pele madura a se manter sempre bonita, mas devem ser recomendados por um profissional e realizados com o acompanhamento de um dermatologista de confiança. Entre os mais recomendados estão a toxina botulínica, o famoso Botox, ou o preenchimento na região do bigode chinês e das olheiras.

Você pode se arriscar com os bioestimuladores de colágeno, substâncias aplicadas no rosto para combater a flacidez e estimular a produção de novas fibras de colágeno. O laser e o ultrassom microfocado também estão entre os tratamentos encontrados no consultório do dermatologista.

+ Acessados

Veja Também