Cuiabá Arsenal vence Sorriso Hornets e conquista estadual, revanche histórica e avança na BFA

Embalado por sequência de cinco vitórias, Cuiabá Arsenal mira oitavas de final do brasileiro contra equipes do Distrito Federal e Mato Grosso do Sul

Junior Martins/AACA

O Cuiabá Arsenal ganhou do Sorriso Hornets na última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, a Liga BFA Elite, nesse último fim de semana, no sábado (19), no miniestádio Professor Hélio de Oliveira, em Várzea Grande-MT. E o resultado garantiu o título de campeão mato-grossense de 2019, uma classificação em primeiro lugar do grupo à segunda fase (playoffs) do brasileirão e uma revanche histórica para o time mais antigo de Mato Grosso.

“Um jogo de extremo desgaste físico e mental. Onde provamos que queríamos, deveríamos e brigaríamos em todas as jogadas. No fim, saímos com a sensação de merecimento que só uma vitória conquistada com esforço pode dar. Agora não deixaremos que o conforto ou alegria da conquista nos faça baixar a guarda. Precisamos manter a guarda alta e pronta para merecer outra vitória”, comenta o atleta fundador e lendário capitão de defesa, o linebacker, Igor Mota.

Cuiabá Arsenal venceu Sorriso Hornets por placar de sete a seis, uma batalha estratégica, com predomínio das defesas e com pontuação apenas nos minutos finais. Primeiro entrou o touchdown de passe do quarterback do Arsenal, Thomas Kudyba recuperado por Felipe Andrade. Mais ponto extra convertido por Raulin Leal (7×0). Em segundo entrou touchdown de passe do quarterback do Hornets, Diego Oliveira para Terrence Bailey e Kauan Aguiar erra o ponto extra (7×6).

“A partida estava com placar zerado, estávamos no último quarto do jogo e numa situação de terceira descida para longa distância. Optamos por efetuar jogada aérea, escolhemos um passe para rota Fade, na qual o recebedor principal era o Bruno Loeschke. Então a bola foi lançada para ele, triscou nas mãos dele e seguiu o curso, mas eu estava lá para pegar a bola já dentro da zona de pontos”, contou o recebedor, Felipe Andrade, 28 anos, desde 2017 com o Cuiabá Arsenal.

Classificação Nacional

O Campeonato Brasileiro de Futebol Americano conta com a participação de 33 times divididos em quatro grandes grupos regionais chamados de Conferências: Conferência Nordeste (com 8 times), Conferência Sudeste (com 10 times), Sul (7 times) e Centro-Oeste (8). E cada uma das Conferências ainda é organizada em dois pequenos grupos, como, por exemplo: a Centro-Oeste está subdividida em Grupo Centro (com quatro equipes) e Grupo Oeste (com outras quatro).

Na Conferência Centro-Oeste, o Grupo Oeste foi formado por quatro equipes representantes de Mato Grosso: Cuiabá Arsenal, Sorriso Hornets, Sinop Coyotes e Rondonópolis Hawks. E, conforme o regulamento, todas fazem seis confrontos cada e entre si e apenas as duas melhores campanhas se classificam à segunda fase (playoffs). E o Arsenal foi quem obteve a melhor campanha com seis jogos e cinco vitórias e o Hornets a segunda melhor com seis jogos e quatro vitórias.

Título Estadual

O Campeonato Mato-grossense de Futebol Americano foi criado no ano de 2015, tradicionalmente realizado sempre no primeiro semestre de cada ano e já teve quatro edições. Os dois primeiros títulos de campeão foram do Cuiabá Arsenal em 2015 e em 2016 e depois foram conquistados pelo Sorriso Hornets em 2017 e em 2018. E, neste ano de 2019, por falta de recursos financeiros para viagens, apenas duas equipes se propuseram a realizar o estadual, o Arsenal e o Hornets.

“Neste ano, somente nós e Sorriso nos dispusemos a fazer o estadual. Por isso conta disso, nós acordamos que a primeira fase do Brasileiro teria valor dobrado. Valeria pelo próprio brasileiro e também pelo estadual. Quem obtivesse a melhor campanha seria o campeão estadual e o outro o vice-campeão. Uma forma de não ficarmos sem estadual num ano de situação econômica difícil para todos”, explica o presidente do Cuiabá Arsenal, Denevaldo Barbosa Junior.

Revanche

Cuiabá Arsenal e Sorriso Hornets têm histórico de sete confrontos, sendo três válidos por estaduais, outros três por nacionais e o sétimo válido por ambos os níveis. Nesse histórico, o Arsenal venceu dois dos sete, ganhou o primeiro em 2016 (49×3) e o mais recente em 2019 (7×6), e o Hornets ganhou cinco dos sete, do segundo em 2017 até o sexto em 2019. E, se ambos vencerem nas oitavas de final, se reencontrarão nas quartas de final do brasileiro deste ano.

Infraestrutura

O Cuiabá Arsenal é patrocinado por: Sicredi, Unimed Cuiabá, Nevaska, Sinepe-MT, Pizzaiolla, Vida/Vida Imagem e Vida Diagnóstico e Saúde. Também apoiado por: Unic, Fato Cursos, Instituto Iglesias, American Airlines, Clínica Genus, GT Sports, Açaí do Mato, Guia Suplementos, Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Cuiabá. Além de suporte de: academias Phidias, Metta Fitness, Hard Training, CrossFit Xavante e Squad CrossFit e Eder Sports, Malcom Pub, Instituto Iglesias de Odontologia, restaurante BonGrille e Água Puríssima.

Serviço

O Cuiabá Arsenal se prepara às oitavas de final do Campeonato Brasileiro, que será realizada no dia 02 de novembro, em estádio por definir, na cidade-sede Cuiabá ou Várzea Grande-MT, e contra um adversário do Grupo Centro e que será definido após o próximo fim de semana. Mesma situação para o Sorriso Hornets, que jogará contra um oponente por definir do Grupo Centro, mas em partida sediada no Distrito Federal ou Mato Grosso do Sul.