CST da Engenharia recebe diretor de infraestrutura da ONU

Picture of nilmaik@hotmail.com

nilmaik@hotmail.com

CST da Engenharia recebe diretor de infraestrutura da ONU
FABLICIO RODRIGUES / ALMT

CST da Engenharia recebe diretor de infraestrutura da ONU

Compartilhe:

A importância do planejamento a longo prazo para melhorar a qualidade de vida da população e alcançar o desenvolvimento sustentável foi tema do debate na décima primeira reunião de trabalho da Câmara Setorial Temática (CST) que discute fortalecimento da engenharia e o desenvolvimento logístico de Mato Grosso, realizada hoje (31).

O encontro contou a participação diretor global do escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos de Infraestrutura (Unops-Onu), Steven Crosskey.

Ele defendeu que quando o estado consegue planejar, entregar e gerenciar a infraestrutura é possível cumprir a finalidade de produzir serviços de alta qualidade para promover o crescimento econômico, reduzir as desigualdades e garantir o progresso social.

O diretor explicou que antes a infraestrutura era pensada apenas como um ativo, agora se alcançou o entendimento de que uma infraestrutura eficiente reúne estrutura física, profissionais capacitados e inovação e que essa construção demanda investimentos que não cabem em um único plano de governo restrito a quatro anos, como ainda é feito no Brasil.

“É preciso pensar hoje o que vai acontecer daqui a dez anos para manter a qualidade dos serviços”, destacou.

Crosskey, que já esteve em Mato Grosso outras vezes, afirmou que é objetivo da Unops é assessorar no desenvolvimento de infraestrutura de qualidade, confiável, resistente e sustentável, com o uso eficiente e transparente dos recursos públicos em termos de aquisição e gerenciamento de projetos.

Presente em 80 países ao redor do mundo com mais de mil projetos desenvolvidos para ajudar os países a alcançarem o desenvolvimento sustentável, a entidade tem uma unidade de representação Mato Grosso.

A diretora da Unops Brasil Cláudia Valenzuela também participou do encontro de hoje e falou da parceria estabelecida para desenvolver modelos de financiamento alternativos para os setores de saúde e infraestrutura, para fortalecer e modernizar a gestão destas áreas.

“Quando se planeja um hospital, é preciso considerar estrutura física, profissionais, sistema de transporte, saneamento, resíduos e tantas outras que áreas precisam trabalhar juntas para entrega de uma infraestrutura eficiente. E esses desafios são discutidos e solucionados com um bom projeto”, afirma.

Na reunião também foi apresentado uma verão preliminar do Plano Diretor de Transporte. O projeto, que já está em fase de conclusão, traz indicadores técnicos que vão auxiliar os gestores na hora definir as prioridades de investimento em infraestrutura.

“O plano traz uma proposta de execução de projetos em longo prazo e uma das prioridades destacadas é o modal rodoviário”, explica o engenheiro pelo projeto, Marco Argolo.

Deixe um comentário

Veja Também