Com a volta às aulas e o retorno do convívio entre as crianças, é observado um aumento nos casos de doenças virais entre elas. Neste período são comuns os resfriados, gripes e a bronquiolite, doença que causa maior preocupação.
De forma antecipada, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde já organizaram o fluxo de atendimento para esse período sazonal, visando garantir a melhor prestação de serviço para as crianças.
Inicialmente, os pais e responsáveis devem procurar as unidades básicas de saúde para os casos leves e moderados, bem como as unidades que funcionam como terceiro turno, sendo Cidade de Deus, Vila Olinda, Vila Rica e Itamaraty. Casos moderados e graves devem ser direcionados para o Pronto Atendimento Infantil.
“Hoje a pediatria atende de 200 a até 350 crianças por dia, e a previsão nesse período é que aumente para até 600 crianças por dia. Por isso, para que todos sejam atendidos com tranquilidade e sem muita espera, pedimos para que os pais procurem inicialmente as unidades básicas de saúde”, explica Antonion Pereira, que é diretor da Rede Hospitalar de Urgência e Emergência do Município.
O médico Rafael Mistrinel, diretor técnico da UPA, ressaltou que mesmo com poucos dias de aulas retomadas as unidades já registraram um aumento de cerca de 30% no volume de atendimentos.
“Ainda está tranquilo, mas esperamos que após o carnaval esse aumento já cresça, podendo chegar a até 300% diariamente. Pedimos que, em caso de sintomas gripais leves, o postinho mais próximo seja procurado”, ressaltou Rafael.





