Crianças e adolescentes criam presentes sustentáveis para homenagear as mães neste domingo

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Crianças e adolescentes criam presentes sustentáveis para homenagear as mães neste domingo

Compartilhe:

O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais esperadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Todos os polos dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), do município, realizaram no encontro desta semana, a confecção de lembranças que crianças e adolescentes fizeram para homenagear as suas mães, neste domingo. 

Como destaca a coordenadora do Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda, os presentes feitos à mão são uma forma de demonstrar afeto e carinho às pessoas queridas. “Ao criar o presente, você pode escolher os materiais disponíveis, bem como usar a criatividade a partir de elementos sustentáveis, de acordo com o que se tem disponível”, destacou.

Bernadete Miranda disse que as orientadoras sociais ajudaram na produção dos materiais confeccionados, orientando quanto aos produtos a serem usados e também nos detalhes que fazem a diferença no presente escolhido. “A vantagem dos presentes feitos à mão é que no artesanato nenhum produto sai igual, sendo este um presente original”. 

No polo 23 de setembro a orientadora Dayane Freitas utilizou as embalagens de refrigerantes e EVA para criar um arranjo de flor. No polo do Jardim Esmeralda, a orientadora social Renita Barros  ajudou os alunos a fazerem uma casinha de papelão, e toda pintada a mão. No polo Jardim Eldorado, sob orientação de Elis Morais,  as crianças trabalharam com pinturas e fizeram um lindo cartão para as mães. Já no polo Figueirinha, a orientadora social Daiany Freitas, utilizou embalagens de vidros de conserva para criar um guarda-tudo. E a criatividade das orientadoras não param por aí. Teve mãe que ganhou porta sacos feitos de garrafa pet, dentre outros.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, destacou a importância das crianças e adolescente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, produzirem os presentes, até como uma forma de motivá-las ao gosto pelo artesanato, e desta forma criarem alternativas mais elaboradas de produtos feitas por elas, a partir de sua visão empreendedora.  “O produto feito a mão é uma alternativa criativa e econômica, além de carregar sentimentos. Com criatividade é possível dar presentes diferenciados e eternizar esse laço de amor. O importante é o valor do presente, mas a importância daqueles que acomodamos no ventre, carregamos nos  nossos braços e levamos no coração por toda uma vida”.

A DATA: O Dia das Mães foi oficializado no Brasil na década de 1930, quando o presidente Getúlio Vargas emitiu o Decreto nº 21.366, em 5 de maio de 1932. Por meio desse documento, determinou-se o segundo domingo de maio como momento para comemorar os sentimentos e virtudes do amor materno. 

Outros países no mundo, como a Dinamarca, Alemanha, Austrália, Malásia e Uruguai também nesta mesma data. Entretanto, nem todos os países seguem essa tradição, e comemoram o dia das mães em outra data. 

A Rússia e a Sérvia, por exemplo, comemoram no dia 8 de março; a Noruega, no segundo domingo de fevereiro; o Líbano, no início da primavera no hemisfério norte, ou seja, no dia 21 de março; a Argentina no terceiro domingo de outubro; Portugal e África, no primeiro domingo de maio.  

O importante é que essa figura tão importante na vida de todos nós, seja homenageada da forma que ela merece, independente da data.

Confira mais fotos

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp