Crianças do Vila Arthur participam de dinâmica com perguntas e respostas

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Crianças do Vila Arthur participam de dinâmica com perguntas e respostas

Educação ambiental foi o tema abordado pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável que estão visitando as unidades sociais.

Crianças que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – na unidade social do Vila Arthur – receberam a visita da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Sustentável, que atuam no setor de Educação Ambiental, onde tiveram uma manhã marcada por dinâmicas com perguntas e respostas. Um tabuleiro ambiental foi montado e a cada pergunta assertiva, as crianças pulavam para outro alvo na escala até alcançar o ponto de chegada.

“Foi uma manhã bastante produtiva e as crianças puderam aprender e se divertir com a dinâmica proposta pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente. Essas visitas reforçam o trabalho que a gente vem realizando e que faz parte de temas propostos para serem abordados durante cada mês, a exemplo do tema meio ambiente, dentre outros que foram planejados para o mês de outubro”, destacou a orientadora social, Renita Barros.

Além do polo do Vila Arthur, os técnicos da secretaria de Meio Ambiente visitaram também os polos do Residencial Jacarandá e Figueirinha.

“Essa parceria com a secretaria de Meio Ambiente é bem sucedida e tem resultados positivos paras as crianças que participam dos encontros dos Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos. É importante ainda destacar que o planejamento das ações é elaborado para o mês em curso e com vários temáticas a serem desenvolvidas neste período. Cada polo desenvolve a sua dinâmica que pode ser rodas de conversas, brincadeiras e jogos para estimular o raciocínio”, destacou a coordenadora da Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda.  

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira disse que a pasta trabalha com diversos viés, e que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos apresenta sempre resultados positivos. “É importante destacar o trabalho das orientadoras sociais que atuam na ponta e que têm a responsabilidade de orientar as pessoas em situação de vulnerabilidade social, buscando promover seu bem estar e autonomia. Esses profissionais operam junto às comunidades constituindo um elo familiar”.

PARCERIAS: Além da secretaria de Meio Ambiente, as secretarias de Saúde, Educação e Guarda Municipal são parceiras da Assistência e realizam atividades juntos aos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS, e atuam em diversas atividades realizadas pela pasta, a exemplo dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e que são desenvolvidos em diversos polos.

“Equipes da secretaria de Meio Ambiente atuam nas orientações das crianças com atividades de educação ambiental. A guarda Municipal com a apresentação do teatro de fantoches, a Educação com atividades físicas e de recreação com as crianças e idosos e a Saúde com orientações saudáveis. Esses parceiros fortalecem o nosso trabalho e contribuem de forma positiva para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários com os nossos beneficiários”.

+ Acessados

Veja Também