Crianças de Sinop aprendem e se divertem em atividades do Bairro Integrado

Crianças de Sinop aprendem e se divertem em atividades do Bairro Integrado
Estudantes da Escola Municipal Armando Dias estavam eufóricos com as atividades do projeto - Foto por: Gabriel Aguiar / Sesp-MT

Crianças de Sinop aprendem e se divertem em atividades do Bairro Integrado

Compartilhe:

Os olhares curiosos acompanhavam cada movimento e guiavam os passos para além das paredes das salas de aula. Aos poucos, a curiosidade se transformou em euforia e foi neste clima que as crianças receberam os policiais e demais integrantes das forças de segurança, para um dia letivo diferente.

Voo de helicóptero, simulação de salvamento em altura, interação com pôneis, cavalos e cachorros, e palestras são algumas das atividades do Projeto Bairro Integrado, realizado nesta sexta-feira (31.05), na Escola Municipal Armando Dias, em Sinop (505 km ao Norte de Cuiabá).

Aos 10 anos de idade, Jaime Negreiro Resende aprendeu não só as noções de cidadania como também perdeu o medo de altura. Um dos ganhadores do concurso de redação, ele foi premiado com um voo no helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), junto com outros cinco colegas.

“Quando decolou foi uma mistura de medo e alegria, mas aí fiquei olhando pela janela, e foi uma sensação muito boa”. A mãe, Fabiana Negreiro de Araújo, acompanhou tudo e ficou emocionada. “O coração parece que vai explodir de tanta emoção, e no caso do projeto pode ter mais vezes, porque é muito bom”.

Este é o principal objetivo do projeto, que está na 7ª edição, conforme explica o secretário adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), coronel PM Paulo Victor Fortes.

“Esta aproximação com os estudantes é fundamental para que possamos construir uma sociedade melhor, pois acreditamos que o trabalho preventivo contribui muito para a redução da criminalidade”. O coordenador da Polícia Comunitária da Secretaria, tenente-coronel PM Fabio Bastos, ressaltou que a interação com as crianças fortalece a referência positiva e a confiança nas instituições de segurança pública.

A iniciativa é fruto da integração das forças de segurança do Estado e também conta com a parceria da Prefeitura de Sinop, e ocorrerá ao longo de todo o dia. O coordenador da Polícia Comunitária da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), delegado Gênison Brito, explicou que as palestras abordam de forma lúdica temas como cidadania, prevenção ao uso de drogas, entre outros.

“No caso específico das crianças, é extremamente importante trabalhar isso porque elas crescem assimilando a cultura de paz, e vão disseminar o que aprendem em casa, com os familiares”.

Para o comandante-geral da Polícia Militar (PM-MT), coronel PM Jonildo Assis, é uma satisfação poder integrar uma ação tão completa como esta. “Além de atuar também na prevenção primária, e não só na repressão, queremos demonstrar o exemplo que pode ser seguido pelas crianças, que são o futuro da nação”.

Nesta mesma linha, o comandante regional de Sinop do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), coronel BM Giovani Eggers, frisou a importância do projeto. “Por meio das atividades nas escolas, conseguimos transformar realidades e contribuir com a sociedade local”.

A Escola Armando Dias tem atualmente 780 estudantes, entre cinco e 12 anos de idade, distribuídos nos períodos matutino e vespertino. De acordo com o diretor, Gustavo da Silva Mantovanelli, a realização do projeto foi trabalhada em sala de aula previamente.

“Para nós, é muito importante ter a segurança pública dentro da escola e uma oportunidade que as crianças têm em tirar as dúvidas e conhecerem melhor o trabalho policial. Fizemos do pré ao terceiro ano um concurso de desenhos com o tema da segurança, e nos 4º e 5º anos trabalhamos a redação, e o resultado foi muito bom”.

Atividades integradas

As unidades de segurança pública montaram stands para expor equipamentos, material de divulgação e desenvolverem atividades com as crianças. Estão presentes as unidades operacionais da Sesp-MT: Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) e Ciopaer; unidades especializadas da Polícia Militar (PM-MT): Batalhão de Operações Especiais (Bope), Força Tática local, Cavalaria, Batalhão Ambiental e Batalhão de Trânsito; Grupo de Operações Especiais (GOE) da PJC-MT; e CBM-MT. Também participam integrantes do Exército Brasileiro.

Além disso, esta edição conta com a participação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), projeto Qualivida da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e parceria com a Prefeitura de Sinop.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também