Crianças aprendem a manter alimentação saudável em Várzea Grande

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Crianças aprendem a manter alimentação saudável em Várzea Grande

A formação de hábitos alimentares saudáveis é um processo que se inicia nos primeiros anos de vida, sendo um dos itens mais importantes para o desenvolvimento físico e mental das crianças, uma vez que a alimentação está ligada diretamente à aprendizagem, uma criança bem alimentada, mostra melhor disposição para aprender e desenvolver as suas habilidades na escola.

Nesta semana, as crianças que fazem parte do Serviço de Convivència e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do bairro Figueirinha estão sendo estimuladas a manter uma alimentação saudável, a importância de cada alimento, suas propriedades e o bem que eles fazem a saúde.

A orientadora social, Laurinéa Gonçalves da Costa, que atua no CRAS do Jardim Glória destaca que muitas crianças têm dificuldade de comer determinados alimentos, principalmente, verduras e legumes, mas se elas forem introduzidas desde a infância elas acabam se acostumando ao sabor. “Cada alimento tem a sua função, e é preciso que as crianças tenham essa noção e que possam consumir, ainda que em pequena porção, carnes, legumes, verduras e frutas, além de outros alimentos que fazem bem a saúde”.

A orientadora disse ainda que aliada a alimentação saudável, a prática de esportes e brincadeiras infantis, proporcionam bem estar a saúde, por isso temos compartilhado essas informações com as nossas crianças e incentivando elas a comerem de tudo um pouco, sem esquecer da importância de se beber muita água, ainda mais porque moramos em uma cidade onde o calor é predominante.

Para a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira o tema alimentação saudável é importante ser debatida uma vez que muitas pessoas não têm conhecimento do valor nutricional de cada alimento, e das suas propriedades e muito menos da importância que cada grupo de alimento tem e como contribui para a nossa saúde.

‘É gratificante ver as nossas orientadoras trabalhando temas tão relevantes com as nossas crianças, e estimulando a curiosidade delas para que, se já não tem o hábito de comer determinados alimentos, que possam tentar conhecer os sabores e se possível, introduzir na sua alimentação semanal. Sabemos que muitas famílias encontram dificuldades em se alimentar adequadamente, mas a nossa obrigação é informar, e oferecer em nossas unidades alimentação rica em nutrientes”, destacou a secretária lembrando que a prática de exercícios físicos, de baixo impactos e brincadeiras e jogos também contribuem para uma vida saudável.

NUTRICIONISTA: O dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista. Essa data visa homenagear o profissional responsável por planejar programas de alimentação para as pessoas, além de preparar dietas específicas para ajudar a melhorar a qualidade de vida e saúde de seus pacientes.

A orientadora social Laurinéia Costa destacou o importante trabalho realizado por esses profissionais,  que também atuam na Secretaria de Assistência Social.

Confira mais fotos

+ Acessados

Veja Também