CRC-MT sediará lançamento do Fundo do Idoso de Cuiabá


O Fundo Municipal de Apoio a Política do Idoso de Cuiabá (Fumapi) será lançado na próxima quinta-feira, 20 de outubro, em Cuiabá. O Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MT), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Cuiabá (COMDIPI), Receita Federal, Banco Itaú e a empresa de desenvolvimento e suporte de softwares Código 5, apoiam a iniciativa que visa a arrecadação de recursos através das doações deduzíveis do imposto de renda, tanto de pessoa física como de pessoa jurídica. O lançamento do Fundo será realizado a partir das 19h na sede do CRC-MT.
A presidente do CRC-MT, Silvia Cavalcante, explica que hoje será possível destinar parte da arrecadação do Imposto de Renda para o Fumapi. Ela ressalta que os contribuintes podem doar até 6% sobre o imposto devido de pessoa física e 1% de pessoa jurídica.
Os recursos destinados ao Fundo poderão ser aplicados nas ações dos Centros de Convivência do Idoso (CCIs) e nos Centros de Referencia da Assistência Social (CRAS), como também na implantação e manutenção de uma Instituição de Longa Permanecia de Idoso (ILPI), e ainda, de um Centro Dia, unidades imprescindíveis e urgentes em Cuiabá, conforme deliberação do Pleno do COMDIPI. No início de outubro o CRC-MT participou da assinatura do decreto que regulamente o Fundo do Idoso em Cuiabá.
A presidente do CRC-MT esclarece ainda que em Mato Grosso apenas três municípios possuem Fundos regulares: Mirassol d’Oeste, Rondonópolis e Cuiabá. “Os profissionais voluntários da classe contábil estão trabalhando arduamente para ver fortalecido esse Fundo, culminando com as doações, e com isso, lograr um efetivo fortalecimento da Politica Pública para a Pessoa Idosa através de Programas e Projetos a serem conduzidos pelo FUMAPI”.