CRAS do Jardim Glória realiza nesta quinta-feira a ação “Varal Solidário”

Secom/VG

Secom/VG

CRAS do Jardim Glória realiza nesta quinta-feira a ação “Varal Solidário”

O Centro de Referência em Assistência Social – CRAS – unidade do Jardim Glória, estará realizando nesta quinta-feira (31), a partir das 14 horas,  a ação ‘Varal Solidário’.  Durante o evento os moradores poderão escolher as peças de vestuário e calçados de acordo com a sua preferência e conforme a necessidade da família.

“Durante cinco meses fizemos a arrecadação das roupas e a separação dos itens, e amanhã estaremos realizando a ação solidária. Teremos roupas para adultos, do sexo masculino e feminino, roupas para crianças e bebês, e muitos calçados. As famílias assistidas pelo CRAS poderão escolher as peças de acordo com a sua precisão”, informou a gerente do CRAS Norte, Dirce Freitas Curado.

Ela disse ainda que a ação começou a ser realizada no ano passado e de forma meio tímida, com a exposição das peças em uma mesa, mas com o passar dos meses foi fortalecendo, “A partir daí passamos a repor as peças nos varais de acordo com as doações”, comunicou.

Como explica a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, a gestão do prefeito Kalil Baracat tem implementado diversas ações que vão ao encontro das necessidades da população, principalmente daquelas pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade social. “E o varal solidário, que atua na doação de roupas, calçados e acessórios é um deles, e tem unido pelos laços da fraternidade, as pessoas que têm roupas para doar àquelas que necessitam de doações”.

A secretária disse ainda que a doação de roupas e de qualquer gênero é um ato de ato de desapego e de sustentabilidade, uma vez que se o produto for guardado por muito tempo perde a validade e a utilidade, principalmente em se tratando de roupas, calçados e itens de acessórios.

AÇÕES SEMELHANTES: Assim como o CRAS do Jardim Glória – a unidade do bairro Cristo Rei realiza ação semelhante ao Varal Solidário – e tem desenvolvido no local a campanha “Guarda Roupa Solidário”.  A distribuição de roupas usadas, mas em bom estado de conservação, são destinadas às famílias carentes da região, sendo alta a demanda, e as peças não costumam demorar muito tempo para serem renovadas.

Como explica a gerente do CRAS – Lucilene da Silva Amaral, o ‘Guarda Roupa Solidário’ é um projeto que visa auxiliar famílias em extrema vulnerabilidade, que precisam de roupas e não tem condições de comprar se quer uma peça de vestuário. Cada pessoa tem direito a cinco peças, e havendo a necessidade, podem levar um número maior. As roupas são doadas pela comunidade em geral, e a partir da entrega são colocadas em araras e varais e já podem ser retiradas sem que haja necessidade de cadastro ou inscrição”, comentou.

Ela observou também que as roupas infantis são as que mais têm saída, uma vez que as crianças crescem rápido e acabam perdendo as roupas com mais facilidade. “Bermudas também saem bastante, aliás, tem aumentado muito a procura por roupas masculinas e eles próprios têm vindo ao CRAS para fazer a seleção da peça. Antes, a presença no local era de mulheres e crianças. Agora o público masculino tem sido percebido por vários dias da semana”.

Pessoas carentes dos bairros Figueirinha e Potiguar também estão sendo atendidas com um projeto semelhante de doações de roupas.  A ação está sendo realizada no Centro Comunitário do bairro 23 de setembro, às famílias que integram os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

+ Acessados

Veja Também