Correndo para o Futuro: Rondonópolis e a necessidade de uma Pista de Atletismo Profissional

Picture of Roberto Barcelos- Especial para o Primeira Hora

Roberto Barcelos- Especial para o Primeira Hora

Professor José Elias de Souza, um "garimpeiro" de novos talentos no atletismo

Correndo para o Futuro: Rondonópolis e a necessidade de uma Pista de Atletismo Profissional

Rondonópolis é uma cidade em constante crescimento e ainda não possui uma pista de atletismo profissional. O esporte desempenha um papel vital na vida dos cidadãos, promovendo um estilo de vida saudável, oferecendo oportunidades de destaque para atletas locais que desejam seguir carreira e obter sucesso em alguma modalidade esportiva.

O atletismo vem ganhando destaque no estado de Mato Grosso e em Rondonópolis não é diferente, surgindo vários atletas com performance a ser melhorada tanto no masculino quanto no feminino, mas para isso, uma pista de atletismo profissional é mais que necessária para um melhor desempenho de atletas de alto nível e isso tem sido um obstáculo, o que desestimula e faz com que muitos desistam do sonho.

Apesar das dificuldades na preparação de atletas pela falta de um espaço específico, o professor aposentado de educação física e presidente da Rondonópolis Associação de Atletismo e Esporte Inclusivo, José Elias de Souza, tem realizado um trabalho de excelência na medida do possível e revelado alguns grandes talentos no atletismo nacional.

Há 13 anos, o professor Elias vem utilizando espaços públicos, onde monta seus equipamentos na base do improviso, tentando oferecer aos alunos um treinamento sem riscos de lesões com um maior conforto em relação ao piso. Atualmente, ele ministra os treinos utilizando o espaço do campo de futebol do Residencial Buriti para que os atletas tenham redução de impacto pelo gramado lá existente.

Arthur de Souza Azevedo(14 anos), uma das revelações do atletismo de Rondonópolis e 5º no ranking brasileiro no salto em altura em sua categoria.

“O que precisamos para Rondonópolis é uma pista de atletismo, Barra do Garças, Sorriso e outras cidades de Mato grosso tem e isso faz muita falta para nós. Talento é o que essa cidade mais tem, Rondonópolis é fantástica em talentos não só no atletismo, mas também no vôlei basquete, handebol, natação e outros. ” Afirma Souza, que também diz ser consciente de que uma pista de atletismo profissional é um investimento de um custo elevado, mas que temos uma boa representatividade política e a vontade de realizar já pode ser um avanço: “ É preciso ter um plano de ação, temos deputado federal e senador em nossa cidade e eles podem contribuir para realizarmos esse sonho”, conclama.

+ Acessados

Veja Também