Copa do Mundo: 5 formas de aproveitar a data para vender mais no seu e-commerce

Mike Alves

Mike Alves

Fernando Frazão/Agência Brasil

Copa do Mundo: 5 formas de aproveitar a data para vender mais no seu e-commerce

As datas sazonais sempre são pontos fortes para o e-commerce brasileiro. Mas a cada quatro anos acontece a Copa do Mundo, uma data que se torna tão importante para o varejo virtual quanto o dia das mães e a Black Friday no país.

O evento, que começou no dia 20 de novembro, é um grande motivador de promoções para atrair a atenção do consumidor. Também, os números são animadores. Durante a Copa de 2014, realizada no Brasil, o e-commerce brasileiro faturou R$ 16 bilhões. Destaque para os setores de vestuário, eletrônicos e games.

Para este ano, a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), prevê um faturamento de R$ 91 bilhões neste segundo semestre, fechando 2022 próximo a marca de R$ 170 bilhões. 

E não para por aí. Pesquisas mostram que 73% dos brasileiros pretendem aproveitar a Copa do Mundo para comprar algo online durante o evento. Isso gera imensas oportunidades para que as lojas virtuais aproveitem o período e aumentem o seu faturamento. 

Como aproveitar a Copa do Mundo 2022 no e-commerce?

Claro que, se você tem um e-commerce e quer faturar ao máximo em cima da data, essa é a hora de preparar seu negócio para a enxurrada de clientes. Por isso a  Linx, líder do mercado em soluções para o varejo físico e digital, dá uma série de dicas para que você aproveite todo o potencial do evento para faturar mais no seu negócio. Confiram.

Fique atento à propriedade intelectual

É importante aproveitar ao máximo a data e as oportunidades que ela oferece, mas também é preciso ficar atento com o uso de certas marcas. A Copa do Mundo é um evento privado, que pertence à Fifa. Da mesma forma os logos relacionados à seleção brasileira, que são da CBF.

Sendo assim, certos logos e símbolos não podem ser usados para evitar problemas com direitos autorais. Então, a menos que você seja um patrocinador do evento, nada de atrelar a comunicação ou produtos com qualquer símbolo que possa trazer esse tipo de incidente.

Descubra sua ligação com a Copa

Praticamente todo o segmento consegue encontrar alguma ligação com a Copa do Mundo para poder aproveitar melhor a data. Por motivos óbvios, artigos esportivos são os mais fáceis, mas vestuário, setor alimentício e brinquedos, por exemplo, também podem se tornar bastante rentáveis.

Use e abuse da sua criatividade para encontrar em seu nicho de mercado essa conexão entre o seu produto e o evento, para colocar o seu público-alvo no clima para torcer pelo Brasil. Até mesmo brindes personalizados são uma ótima forma de criar essa conexão.

Personalize o layout do seu e-commerce

Se pensarmos que, nesse período, lojas de rua, bares, metrôs, tudo que olhamos está decorado com  verde e amarelo para entrar no clima da torcida brasileira, com o e-commerce não deve ser diferente. Lembre-se que a  fachada da sua loja virtual é a sua página principal, a home do site. Logo ela também precisa entrar nesse clima.

Aqui a criatividade também impera! Decore sua home com elementos que remetem à Copa e às cores canarinho. Só fique atento para voltar ao layout “normal” no caso de uma eliminação prematura do Brasil.

Pense em promoções temáticas para a Copa

A Copa também gera ótimas oportunidades de promoções temáticas para vender mais, não só para a seleção brasileira, mas para o evento como um todo. Para começar, o primeiro jogo do Brasil será no dia 24/11, data em que acontece a Black Friday.

Outra oportunidade é gerar promoções mais específicas e personalizadas. Por exemplo, a cada gol do Brasil, oferecer 10% de desconto no valor final da compra. Ou, brinde e frete grátis se o jogador X fizer gol naquela partida. Só seja honesto com o seu consumidor e cumpra o que você se coloca a fazer.

Aproveite os outros jogos para gerar promoções da mesma forma com as outras seleções, e assim você mantém o seu e-commerce em atividade durante todo o evento e aumenta as chances de engajamento com o público.

Cuide do relacionamento com o cliente

Por último, mas não menos importante, o cuidado com o relacionamento com o cliente não pode ser ignorado. E isso engloba uma série de pequenas ações.

Primeiro, você pode direcionar uma comunicação personalizada para clientes de diferentes descendências, separando uma série de produtos tematizados por país e enviando a eles.

Usar tecnologias e soluções de inteligência de dados também é uma ótima maneira de encontrar oportunidades de estreitar o relacionamento e identificar chances de, através dos hábitos de compra, sugerir novos produtos que tenham a ver com o perfil daquele lead ou cliente.

Agora é arregaçar as mangas e preparar seu negócio virtual para as vendas e a torcida para o Brasil na Copa!

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