Consumo diário de uvas melhora a saúde ocular de idosos, sugere estudo

Picture of R7

R7

Consumo de uvas é associado à redução do estresse oxidativo nos olhos - Freepik

Consumo diário de uvas melhora a saúde ocular de idosos, sugere estudo

Indivíduos que comeram o equivalente a uma xícara e meia por dia apresentaram alta nos níveis de biomarcadores importantes

Compartilhe:

O consumo diário de uvas pode ser uma forma natural de evitar problemas oculares em idosos, segundo um estudo publicado na revista científica Food & Function nesta semana.

Pesquisadores dividiram os 34 voluntários em dois grupos. Um deles consumiu uma xícara e meia de uvas por 16 semanas. O outro tomou um placebo pelo mesmo período.

Ao final, os cientistas constataram que as pessoas que comeram uvas regularmente tiveram melhorias notáveis em marcadores-chave.

Um deles é o de densidade óptica do pigmento macular (MPOD, na sigla em inglês), que está relacionado à proteção da retina e à saúde ocular.

Também foi observado um aumento da capacidade antioxidante plasmática, ao mostrar que o sangue dessas pessoas estava mais preparado para combater o estresse oxidativo.

Os consumidores regulares de uva ainda tiveram maior disponibilidade de conteúdo fenólico total, substâncias encontradas nas uvas que podem auxiliar o corpo a funcionar melhor.

Já os que não consumiram uvas apresentaram altos níveis de produtos finais de glicação avançada (AGEs, na sigla em inglês), considerados fatores de risco para o desenvolvimento de doenças oculares.

Segundo os autores, os resultados confirmam estudos preliminares anteriores que encontraram benefícios do consumo de uvas na proteção da estrutura e na função da retina.

“Nosso estudo é o primeiro a mostrar que o consumo de uvas beneficia a saúde ocular em humanos, o que é muito empolgante, especialmente com o envelhecimento da população. […] As uvas são uma fruta fácil e acessível, que estudos têm mostrado ter um impacto benéfico em quantidades normais, apenas uma xícara e meia por dia”, comenta o pesquisador Jung Eun Kim, um dos autores do trabalho.

Apesar de o estudo ter abordado somente idosos, as uvas são frutas indicadas para todas as faixas etárias.

Elas são ricas em antioxidantes, como os flavonoides e o resveratrol, que ajudam a combater o estresse oxidativo e protegem as células do corpo contra danos.

Além disso, as uvas têm sido associadas à melhoria da saúde cardiovascular, pois podem ajudar a reduzir a pressão arterial, melhorar a função vascular e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Essas frutas também são uma fonte natural de fibras, o que pode beneficiar a digestão e promover a saciedade.

Um estudo, publicado no ano passado na revista científica Foods, mostrou que o consumo de duas xícaras de uvas por dia aumenta a expectativa de vida. 

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp