Conselho ainda aguarda que prefeito veja projeto de medidas de combate à Covid-19

Lucas Perrone

Lucas Perrone

Conselho ainda aguarda que prefeito veja projeto de medidas de combate à Covid-19

Os representantes do Conselho de Entidades de Rondonópolis ainda não conseguiram passar ao prefeito Zé Carlos do Pátio (SD), o plano de ação desenvolvido pelo grupo de combate a Covid-19.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o empresário Thiago Sperança,  que também representa o grupo de entidades demonstrou estar indignado. “Fomos a uma reunião, e achava que poderíamos mostrar esse plano de ação para o prefeito, mas a reunião acabou mudando o foco e ele não viu”, disse. 

A reunião, que o presidente da CDL se referia foi na quinta-feira, antes do encontro do prefeito com o Comitê Gestor de Crise (CGC), que definiu a implantação das novas medidas restritivas que estão em vigor, onde está estabelecida a Lei Seca em Rondonópolis e ainda o toque de recolher a partir das 19 horas e o fechamento do comércio aos finais de semana. 

No entanto, mesmo sabendo que o prefeito, não viu a proposta do grupo de entidades, Thiago não está desanimado. “Acredito que alguém da equipe dele possa ver esse nosso projeto, pois ele está público”, disse.

Segue abaixo a lista de medidas de segurança apresentadas pelo Conselho de Entidades

TRIAGEM RÁPIDA – Entre as ações, a triagem rápida de toda a população e do chamado fluxo externo (pessoas de fora que estejam de passagem pela cidade), com medição de febre e a oximetria (teste que mede a quantidade de oxigênio no sangue, um possível indicador de Covid-19). Para isso, tendas seriam espalhadas em pontos estratégicos do município, como praças e demais locais públicos. Os procedimentos seriam realizados, preferencialmente, por profissionais da área da Saúde e, em conjunto com o poder público, a medida possibilitaria a testagem e o encaminhamento imediato de pessoas contaminadas (casos positivos) aos órgãos de Saúde. Outro ponto positivo é o mapeamento mais rápido da população contaminada (inclusive por bairro ou região onde mora), redução da velocidade de contágio e proteção ao grupo de risco. 

 

MAIS FISCALIZAÇÃO – Ainda proposto pelo Conselho de Entidades de Rondonópolis, a intensificação das ações de fiscalização por parte dos órgãos municipais, em parceria com a Polícia Militar. Hoje, foi sugerido ao prefeito que escale profissionais do Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp) e reforce as ações contra quem tenta burlar as determinações, promovendo, por exemplo, festas clandestinas, passeios em clubes, rios e cachoeiras, etc. 

 

ISOLAMENTO SOCIAL – Outra proposta elaborada pelo Conselho de Entidades de Rondonópolis é a locação, por parte do Poder Púbico Municipal, de quartos e demais dependências de hoteis a pacientes assintomáticos ou que apresentem sintomas leves da Covid-19 para a realização de um isolamento voluntário desta parcela da população. O paciente que necessite poderia cumprir o isolamento social e dar início ao tratamento do novo coronavírus, sem colocar em risco seus familiares e demais pessoas próximas, em especial idosas e demais do chamado grupo de risco. 

 

TRATAMENTO DOMICILIAR – Para auxiliar no tratamento de pacientes com sintomas leves ou assintomáticos, o Conselho das Entidades de Rondonópolis sugere a entrega de kits de medicamentos, sob acompanhamento e orientação médica, à população nos PSF de todo o município, para o início do tratamento domiciliar. 

 

CONSCIENTIZAÇÃO – Intensificação de campanhas visuais e textos por parte da Secretaria Municipal de Saúde, com conteúdo de orientação e conscientização da população quanto às medidas básicas a serem adotadas no dia a dia para prevenir a contaminação e conter a proliferação do vírus. Reforço à importância da adoção de medidas preventivas no combate ao novo coronavírus.

+ Acessados

Veja Também