Conjunto São José vira exemplo de “guerra” em disputa da Uramb

Picture of Redação Primeira Hora

Redação Primeira Hora

Conjunto São José vira exemplo de “guerra” em disputa da Uramb

O Conjunto São José virou talvez, o maior exemplo, das proporções que as eleições gerais da União das Associações de Moradores de Bairros (Uramb) chegou. As eleições estão marcadas para o próximo final de semana.

Esqueça a disputa dentro das dimensões do bairro e pensa que uma única eleição para presidente de uma associação está envolvendo a Assembleia Legislativa, a Câmara de Vereadores e a prefeitura de Rondonópolis.

Falando assim beira o inacreditável o que está ocorrendo no Conjunto, que de fato é um dos bairros mais politizados da cidade.

Mas, os moradores de lá, que estão fora do processo tem mostrado na verdade indignação pelo jogo de interesse que virou uma simples eleição para presidente de bairro.

Os moradores mais esclarecidos sabem que o presidente de bairro, na realidade pouco ou nada pode fazer, ele é apenas mais um canal entre a comunidade e o poder público.

O motivo dessa disputa está no fato do vereador Gerson Moreira, o Investigador Gérson (MDB) ser candidato a presidente do bairro Conjunto São José. Ele já era presidente antes de ser vereador e agora concorre à reeleição.

A disputa ganhou ares de campanha para prefeito, a partir do momento em que , Gerson resolveu receber o apoio do prefeito Zé Carlos do Pátio e com isso, o seu adversário Geraldo Pajé, que é o atual vice de Gerson, recebeu o apoio do deputado Thiago Silva.

O prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) resolveu levar tão a sério a disputa que programou para este fim de semana um mutirão de serviços no Bairro.  Há quem diga que em agradecimento, Gerson pode compor a base aliada do prefeito. O vereador tem tido uma postura independente e de oposição na Câmara.

Apoiadores de Pajé estão denunciando que Pátio levou ao local servidores da habitação para fazer o cadastro de moradores junto ao Intermat e utilizar esses dados como forma de mapear o bairro para a votação do dia 26.

Thiago Silva, por outro lado, também está dando apoio e estrutura para Pajé e ido as ruas pedindo votos para o seu candidato, em um confronto direto com Pátio. De uma lado a estrutura da AL e de outro a da prefeitura.

Para Gerson, a eleição virou um desafio grande, pois se vencer , não fez mais do que sua obrigação, pois é vereador. No entanto, se perder, a sua carreira política estará em risco.

Menos risco- O fato de vereadores serem candidatos a presidente de bairro, neste processo não é novidade. Mas o vereador Ozeias Reis, por exemplo, está na disputa na sua região, mas em uma condição muito tranquila, pois é candidato único, ou seja, não tem adversários. Ele entrou na disputa, mais para garantir a representatividade no bairro, pois se houvesse candidatos, ele com certeza não iria se arriscar.

+ Acessados

Veja Também