Conheça os 10 principais desafios em gerir uma empresa no Brasil

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Conheça os 10 principais desafios em gerir uma empresa no Brasil

O Brasil se tornou um terreno fértil para empreender. No ano de 2021, foram abertas mais de 4 milhões de novas empresas, um aumento de 19% em relação a 2020. Um recorde para o país, já que muitos trabalhadores foram afetados com perdas de seus empregos.

Por outro lado, mais de 1,4 milhão de empresas fecharam no mesmo período, muito por conta da pandemia. Mas, outro motivo apontado para esse resultado é que, apesar de surgirem muitas empresas, grande parte delas tem muita dificuldade em sobreviver aos seus cinco primeiros anos.

O que mostra que abrir uma empresa de médio e grande porte é um desafio. É preciso estar preparado para ultrapassar os obstáculos que surgirão.

Quais são os principais desafios de uma empresa?

A abertura de empresas no Brasil é um trabalho árduo. Não basta abrir um negócio e esperar os resultados (e os lucros) chegarem. Se você não quer fazer parte das estatísticas das empresas que duram menos de cinco anos, precisa suar a camisa.

Por isso, o Banco Linker listou em seu blog as principais dicas para ajudar sua empresa a vencer esses desafios.

Tenha um planejamento

É claro que quem empreende quer que seu negócio seja bem sucedido, mas muitas pessoas se esquecem de fazer um planejamento do negócio. Sem isso, o resultado pode ser desastroso.

Se você é um empreendedor que já possui alguma experiência no mercado, ótimo. Isso será um pontapé inicial. Faça um planejamento utilizando ferramentas para manter tudo organizado, e um plano de negócios. De preferência, antes de começar, para que nada saia dos trilhos.

Alta concorrência

Outro grande obstáculo que é preciso ultrapassar é a quantidade de concorrentes em um mercado cada vez mais competitivo. Todos sempre buscando a atenção do cliente.

Uma boa dica é fazer listar seus principais concorrentes e estudá-los, aprender tanto com seus erros quanto com os acertos, para evitá-los se acontecer com você. É uma ótima forma de se manter um passo à frente da concorrência.

Enfrente as crises econômicas

Em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, passamos por uma crise econômica inesperada. E crises econômicas podem acontecer a qualquer instante, quando menos se espera. Para enfrentar esse cenário, o segredo é não tomar decisões precipitadas, como corte de gastos repentinos, que podem afetar o faturamento da empresa. 

Durante uma crise, fortalecer os laços com os clientes e fornecedores é de suma importância. Procure, também, avaliar possibilidades de parcerias e investimento. É um momento difícil, mas com paciência e organização, é possível enfrentá-lo. E, melhor ainda, é possível superá-lo.

Dê atenção especial às finanças

Cuidar das finanças é extremamente importante, e ter esse controle de gastos é uma das tarefas mais difíceis. Conhecer a situação financeira da empresa é fundamental para manter as despesas em dia.

Separar sua conta pessoal das da empresa da empresa é importante para que não haja confusão entre o seu dinheiro e o capital do seu negócio. Ter uma conta digital PJ para o seu negócio ajuda a manter esse controle.

Faça uma boa gestão de funcionários

É muito importante manter pessoas capacitadas e engajadas com o negócio.

Procure investir nos funcionários com cursos e treinamentos. Promova programas que estimulem o empregado, como benefícios e incentivos, mostrando que você percebe o valor da pessoa na sua equipe.

Mostrar que você preza para capacitar o seu time e cuida dos seus funcionários será de grande ajuda.

Continue inovando

A inovação é um ponto muito importante para os negócios. Não considere “inovar” como um custo desnecessário.

A cultura da inovação precisa fazer parte do seu negócio, para que ele não se mantenha estagnado. O mundo e, consequentemente, o mercado, seguem em constantes mudanças. Você precisa estar atento a elas para sempre atender da melhor forma possível às necessidades do cliente.

Faça boas ações de marketing

Empreender demanda atenção em diversos pontos diariamente. Mas, ou por estarem sempre ocupados ou por falta de conhecimento, alguns acabam por esquecer que boas ações de marketing são importantes para manter o negócio vivo, trazendo novos clientes e fidelizando os já conquistados.

Através de investimentos em marketing, sua empresa se mantém viva na cabeça do seu público-alvo. Boas ações de marketing não refletem apenas no lucro, mas também na excelência do atendimento, no pré e pós venda, como facilitar as condições de pagamento, por exemplo.

Seja um líder preparado

Para se destacar no mercado e motivar seus funcionários, é preciso ser um líder que sabe se adaptar às situações diárias e estar em constante evolução, seja através de mentorias ou treinamentos.

Metodologias ágeis são atualmente as mais importantes no mercado.

Mantenha-se informado

É importante manter-se atualizado sobre tudo acerca do seu segmento. Elas possuem programas ou parcerias com o governo? Possuem isenção tributária, incentivos fiscais ou subsídios? 

Quando uma empresa está em crescimento, informações como essas são inestimáveis, e se tornam ótimas oportunidades a seu favor no momento certo. Aprenda a usá-las para crescer de forma segura.

Esses desafios são possíveis de serem evitados? Dificilmente, mas conhecendo-os é possível estar mais preparado para quando eles chegarem.

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