Conheça o FipeZap+, que calcula índices de venda e aluguel

Pexels

Conheça o FipeZap+, que calcula índices de venda e aluguel

Compartilhe:

O mercado imobiliário é cheio de boas oportunidades, tanto para quem deseja investir quanto para quem deseja alugar ou comprar um imóvel. Entender a variação de preços desse setor é fundamental para entender quando é uma boa hora para tomar a decisão de aplicar o seu dinheiro — no caso do aluguel, essa questão é importante para fazer bons negócios. 

Com o FipeZap+, você conseguirá acompanhar a variação de preços no mercado imobiliário com mais facilidade, possibilitando o aproveitamento de melhores oportunidades para alcançar seus objetivos. 

Nunca ouviu falar nesse indicador? Então continue a leitura deste post para entender como ele funciona e muito mais! 

O que é o FipeZap+? 

O FipeZap+ é um projeto pioneiro que visa fazer um acompanhamento sistemático dos preços praticados no mercado imobiliário do Brasil. Com base nos anúncios de imóveis que são publicados no Zap Imóveis e até mesmo em outros sites, a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é calculada — vale destacar que tais imóveis têm até 200 m². 

Esse indicador foi lançado em 2011. Devido à sua grande eficácia, ele se tornou um parâmetro importante e uma das maiores referências quando o assunto é busca por imóveis. 

Por meio dos dados coletados, você consegue ter acesso a valores de diferentes imóveis de uma determinada região ou até mesmo do país e, com isso, é possível fazer a melhor escolha com base em informações reais do mercado. 

Como o cálculo é realizado? 

Todos os meses os profissionais do FipeZap+ realizam uma coleta de dados de milhões de anúncios de locação e venda de imóveis comerciais e residenciais. Feito isso, eles realizam um tratamento muito rigoroso dessas informações para selecionar aqueles que realmente são importantes. 

Depois disso, os preços de cada cidade são calculados seguindo específicas ponderações para que possam ser acompanhadas com facilidade ao longo do tempo. 

Como a valorização do imóvel influencia na variação dos preços? 

Muitos fatores influenciam na variação dos preços dos imóveis e, com certeza, a valorização é um deles, mas como funciona esse indicativo? O que é levado em conta para definir se um imóvel é valorizado ou não? As respostas para essas perguntas estão abaixo: 

  • localização: nesse momento, é importante identificar quais benefícios o local oferece, se ele fica perto de grandes centros, se existe estação de metrô ou ponto de ônibus próximo, se a rua é asfaltada, se fica em um lugar onde se concentram grandes construções, etc.; 
  • segurança: é importante verificar se existem câmeras de segurança na rua ou no imóvel, como é o policiamento do local e se o bairro é seguro; 
  • estado do imóvel: analise se o imóvel é novo, se ele está conservado, com as pinturas em dias ou se existem problemas elétricos ou hidráulicos. 

E o cenário econômico, também interfere na variação de preços? 

Sim. Instituições de pesquisas como a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são responsáveis por realizarem o cálculo de índices de monitoramento dos valores imobiliários, a fim de fazer um acompanhamento preciso dos valores à medida que o tempo passa, identificando fatores econômicos que contribuem para essa variação, como alteração dos preços da construção civil. 

Vender ou alugar um imóvel é uma decisão muito importante, tanto para o vendedor/locador, que terá a possibilidade de ter uma alta receita, quanto para o comprador/locatário, que tem a oportunidade de fazer um bom investimento. Nesse sentido, ambas as partes precisam acompanhar a variação de preços para acertar nas suas tomadas de decisões. 

Lembre-se de que esse é um passo muito importante e que envolve uma quantia considerável. Logo, qualquer decisão precisa ser muito bem pensada e baseada em dados reais para fazer a melhor negociação. 

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também