Conheça alguns mitos e verdades sobre os cuidados com a pele

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Pexels

Conheça alguns mitos e verdades sobre os cuidados com a pele

É fácil perceber como aumentou a oferta e a variedade de produtos para promover a saúde da pele. O skincare de cada dia vem ganhando cada vez mais adeptos — e a saúde e a qualidade da pele agradecem.  

Mas nem só de bons resultados vive quem adere à rotina de cuidados faciais. Muitas vezes, influenciados por uma informação errada e sem auxílio de um médico, aplicamos técnicas, produtos ou princípios ativos que mais prejudicam do que ajudam nossa cútis. 

Usar produtos adequados para o seu tipo de pele, ácidos faciais seguros e substâncias que realmente são indicadas para o seu caso são algumas atitudes que trazem mais segurança e resultado para qualquer intervenção em prol da beleza. 

Para isso, vamos desmistificar algumas questões muito difundidas no universo do skincare, mas que nem sempre são verdadeiras. Continue a leitura e conheça alguns mitos e verdades sobre o assunto.  

  1. Todos os ácidos são agressivos e vão descascar a pele

Mito. A verdade é que existem muitos tipos de ácidos seguros para aplicar na face, e eles podem agir em diferentes níveis e de diferentes formas na pele. Portanto, nem todos vão descamá-la ou agir em suas camadas mais profundas. Por exemplo, o ácido salicílico é ótimo para a limpeza de pele oleosa ou acneica e age de forma superficial, sem descamar.  

  1. Devemos usar filtro solar diariamente

Verdade. Mesmo que não saia de casa ou esteja nublado, o filtro solar é indispensável diariamente. As luzes artificiais, como do computador, também podem danificar a pele. E em dias nublados, os raios solares danosos à pele ainda estão presentes.  

  1. Não podemos passar filtro solar nas pálpebras

Mito. Pelo contrário, a pele das pálpebras é muito sensível, portanto devemos protegê-la, e a melhor forma é passando filtro solar. 

  1. O estresse pode afetar a saúde e a qualidade da pele

Verdade. O estresse piora doenças dermatológicas já existentes, como rosácea, psoríase, dermatites, além de causar o envelhecimento precoce da pele. 

  1. Não podemos fazer esfoliação física na pele todos os dias

Verdade. A pele não precisa ser esfoliada diariamente para manter íntegra sua camada de proteção natural. Retirá-la pode acabar causando o efeito contrário do que desejamos, deixando o rosto mais oleoso e até com espinhas. É importante reservar apenas um dia na semana para esfoliar a pele, mantendo-a apenas hidratada e limpa nos outros dias.   

  1. Quanto mais lavar o rosto durante o dia, melhor

Mito. Na verdade, não é indicado lavar o rosto mais de duas vezes ao dia, uma ao acordar e outra antes de dormir. Isso porque a pele conta com uma camada de proteção natural que o excesso de produtos acaba retirando, deixando-a mais exposta à impureza, poluição, raios solares etc. 

Além de não precisar lavar o rosto inúmeras vezes, é importante ficar de olho nos produtos usados. Eles devem ser compatíveis com o seu tipo de pele e indicados para uso no rosto.  

  1. Pele oleosa não precisa de hidratação

Mito. Quando a pele não está hidratada, o corpo tende a produzir mais sebo, o que vai causar o efeito rebote se a sua pele já for oleosa. Por isso, é importante hidratar todo tipo de pele, inclusive as mais oleosas. 

O mais indicado é usar produtos apropriados para o seu tipo de cútis, no caso das oleosas, um produto com toque seco ou em gel pode ser a solução.  

  1. Pele negra não precisa de filtro solar

Mito. Apesar da pele negra ter mais melanina, a exposição solar sem proteção também pode causar manchas e problemas de saúde, como o câncer de pele. Usar filtro solar diariamente é para todo tipo e tom de pele. O que pode mudar é o fator de proteção, mas isso precisa ser alinhado com seu dermatologista. 

Cuidar da pele no dia a dia pode ser um hobbie, um verdadeiro momento de autocuidado. Mas fique atenta aos produtos e rotinas, não caia em conversas da internet e tenha sempre um profissional especializado para te orientar.  

+ Acessados

Veja Também