Conheça a história que deu origem ao Dia Mundial sem Carro

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Freepik

Conheça a história que deu origem ao Dia Mundial sem Carro

Conheça a história que deu origem ao Dia Mundial sem Carro

Compartilhe:

Imagine viver em um mundo onde o ar é mais limpo e as doenças respiratórias não são um problema. Pensou? O aumento dos gases do efeito estufa na atmosfera é um problema global, que atinge cada um de nós, e apresenta um cenário diferente desse imaginado.

Entre os fatores que agravam essa condição estão os carros. Não que ter um automóvel seja um problema, mas com o aumento populacional e o efeito estufa é cada vez mais importante pensarmos em formas alternativas de nos locomovermos, como a bicicleta com aro 26 e transportes públicos.

Desde a sua criação, o Dia Mundial sem Carro tem mostrado como as pequenas atitudes diárias que tomamos são importantes para a preservação do meio ambiente. Além disso, essa campanha leva os cidadãos a repensar o tema da mobilidade urbana. Se você quer saber mais sobre o surgimento desse dia, continue a leitura!

Como surgiu o Dia Mundial sem Carro?

O Dia Mundial sem Carro surgiu em 1990 na Europa, mais precisamente na França, em 22 de setembro de 1997. O objetivo dessa data foi gerar uma reflexão na população sobre os problemas causados pelo excesso de carros nas ruas e para que os moradores considerassem outras formas de locomoção.

Essa ação acabou tomando forma em outros países da Europa, e capitais como Londres e Paris aderiram ao movimento. O objetivo era simples: incentivar os cidadãos a deixar os carros em casa e aderir a outros meios de transporte. Com o passar dos anos, essa ideia foi se fortalecendo e se tornou uma data importante entre os eventos relacionados à sustentabilidade.

Objetivos da campanha

A campanha do Dia Mundial sem Carro tem outros objetivos além de reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera, causada pelo excesso de carros nas ruas.

Com a campanha, é possível diminuir os poluentes do ar e os problemas de engarrafamento, que acontecem principalmente nas grandes cidades, bem como levar os cidadãos a perceberem a necessidade de usar formas alternativas de transporte.

Outro objetivo dessa ação é estimular nos cidadãos uma reflexão sobre a dependência dos automóveis para se locomover. Esse dia também mostra a necessidade de priorizar os transportes sustentáveis para melhorar a mobilidade urbana.

Eventos típicos do Dia Mundial sem Carro

Nesse dia, várias cidades promovem eventos para incentivar a população a participar. Eles incluem passeios ciclísticos, caminhadas em grupos e atividades de conscientização para a mobilidade sustentável.

Em alguns locais, as ações incluem passagens de graça no transporte público ou preços reduzidos. Dessa forma, os governos locais acabam incentivando os moradores a usar o transporte público e deixar o carro na garagem.

Em alguns locais, você também encontrará eventos falando sobre temas como mobilidade na cidade e sustentabilidade, ensinando as pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável usando outros meios de transporte.

Outras programações incluem feiras e mercados orgânicos, onde os produtores locais podem expor seus produtos e incentivar os consumidores a adotarem um estilo de vida mais sustentável.

Quais os impactos socioambientais dessa data?

Ações como essas ajudam a reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera, diminuindo o fluxo de carros nas ruas. Isso também melhora a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades, onde o fluxo é intenso e reduz os problemas respiratórios.

Outro ponto positivo desse tipo de movimento é que eles aproximam as pessoas dos espaços públicos, incentivando os cidadãos a caminhar, andar de bicicleta e pegar o transporte público. Isso favorece um estilo de vida mais saudável e valoriza os espaços urbanos compartilhados.

Como os ciclistas se beneficiam?

Como a bicicleta é um meio de transporte alternativo, incentivado pela campanha, os ciclistas possuem um papel importante nesse dia. Essa é uma ação para que eles possam se conectar e mostrar de forma prática para quem se interessa pelo pedal os benefícios desse meio de transporte.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também