Conab lança novo portal nas comemorações de seus 28 anos

Francisco Bezerra, presidente da Conab, durante lançamento do novo portal - Conab/divulgação

Novas tendências de modernização da comunicação digital e de transparência no acesso aos dados foram incluídas no novo site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), inaugurado neste mês. A Inauguração do novo portal integra as comemorações de 28 anos da companhia e tem foco no cidadão que utiliza o seu banco de dados como fonte de informações.

 

O portal apresenta lay out mais limpo e proposta intuitiva na distribuição de conteúdo. Com a mudança, a navegação passa a ser feita, principalmente, pelo menu que ocupa a coluna esquerda da página. Os assuntos foram divididos em três áreas: uma voltada para as ações e programas da companhia, outra de acesso à informação (com todas as premissas exigidas pela Lei das Estatais e de Acesso a Informação), e um último bloco voltado para a comunicação institucional. Nesta área também é possível baixar folhetos, assistir vídeos e fazer o cadastro para receber o boletim Conab em Foco.

 

No novo site, o deficiente auditivo pode usar o recurso de libras criado especialmente para este público, localizado nas páginas por meio do ícone que representa a comunicação por sinais. A companhia também melhorou a opção de alto contraste, o que facilita a leitura dos textos na tela.

 

A mudança também envolveu novas tecnologias: o site passou a ser responsivo, ou seja, o lay out é moderno e adaptável a diferentes dispositivos mobile, como smartphones e tablets, fazendo com que todas as informações sejam acessadas a qualquer hora de qualquer lugar com rede.

 

Novos conteúdos

 

Além dos conteúdos já encontrados anteriormente, o cidadão também passa a acessar o boletim logístico da Conab. O documento traz um enfoque nas operações contratadas pela companhia e voltadas para o abastecimento interno e o atendimento dos programas sociais da empresa. Conta ainda com valores de fretes pesquisados e um panorama, sob o ponto de vista operacional, do comportamento do mercado de transporte.

A partir do novo portal, a Conab junta-se aos demais órgãos do governo federal para atender aos princípios da transparência, usabilidade e acessibilidade.