Comunidade escolar de Várzea Grande tem dia especial com serviços do projeto ‘Bairro Integrado’

As atividades seguem até às 17 horas desta sexta-feira (20.09); vários serviços estão disponíveis para a comunidade da região

Comunidade escolar de Várzea Grande recebe projeto Bairro Integrado, da Sesp - Foto por: Christiano Antonucci

Olhos atentos, euforia e diversão marcaram o lançamento da 9ª edição do projeto “Bairro Integrado” na Escola Estadual Ubaldo Monteiro da Silva, no bairro Jardim do Estados, em Várzea Grande, nesta sexta-feira (20.09). Em filas, as turmas do primeiro ao sétimo ano, que estudam no período matutino na unidade escolar, prestavam atenção em todas as explicações sobre as atividades de entretenimento e serviços disponibilizados.

Dentre as atrações, a preferida dos alunos é a pista de corda, cuja dinâmica é fazer a travessia se equilibrando com a utilização de equipamentos de segurança. A atividade é supervisionada pelos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar e se assemelha à prática de salvamento em altura.

Uma das primeiras a estrear na pista, Emanuelly Patrício Félix, 8 anos, disse que a experiência foi agradável. “Eu gostei muito desta atividade. Senti um pouco de medo, mas depois fiquei tranquila”.

A Escola Estadual Ubaldo Monteiro da Silva tem aproximadamente 1.100 alunos, do primeiro ao terceiro ano, nos três turnos: -matutino, vespertino e noturno. Além do ensino regular, a unidade dispõe também de salas para Estudo de Jovens e Adultos (EJA) e supletivo.

“Este programa é muito importante para integrar as forças de segurança com estudantes e a comunidade local. É muito bom poder proporcionar este momento para estas crianças e ficamos satisfeitos em contribuir com a escola”, destaca o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Victor Paulo Fortes.

A diretora da escola, Elma Francisca Gomes, explica que todo o corpo acadêmico da unidade se empenha diariamente para garantir uma educação eficiente aos estudantes. “Enfrentamos algumas dificuldades financeiras, mas temos priorizado o ensino de qualidade. Este projeto de hoje é muito importante para nós. É uma aula diferenciada e os alunos vão aprender bastante com as palestras aqui ministradas, além de uma aproximação com as polícias. É uma atividade que irá agregar para estes alunos”, frisa.

Experiência

Mãe de dois alunos da escola, Denise Costa chegou cedo para acompanhar as atividades disponíveis. “Eu quis vir cedo para saber o que vai ter aqui. Meus filhos passaram a semana falando do projeto de hoje. Estavam bastante empolgados”.

Já Marcilene do Nascimento Silva, que também tem dois filhos matriculados na unidade de ensino, disse que vai aproveitar os serviços disponíveis gratuitamente. “Vou pedir para cortar o cabelo do meu menino e aproveitar para fazer documentos. Esta aula diferente é muito importante para as crianças”, enfatiza.

Aluno do sétimo ano, Alessandro Almeida dos Santos, 13 anos, enumera as informações que já recebeu. “Aqui eu vi como trabalha um policial e os equipamento que utiliza. Eu gostei muito do cachorro que obedece às ordens que é dada. Meu sonho é ser da polícia e por isso estou achando este dia muito legal”, argumenta.

Ação integrada

O “Bairro Integrado” é um projeto da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária e demais parceiros.

O evento segue até 17h. Além dos serviços, os profissionais da segurança pública realizam palestras sobre cidadania, prevenção às drogas, bullying, educação no trânsito e meio ambiente.

Dentre as atividades ofertadas estão a confecção de documentos pessoais, orientação jurídica, registro de Boletim de Ocorrência, curso de artesanato, vacinas, fisioterapia, acupuntura, consulta e corte de cabelo.

Além das forças de segurança – Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Politec e Detran – outros órgãos e secretarias também são parceiros, a exemplo da Secretaria de Trabalho Assistência Social e Cidadania (Setasc), a Defensoria Pública, Assembleia Legislativa e Secretaria Municipal de Saúde.

Aos estudantes também estão disponíveis estandes com exposições de equipamentos de uso da polícia. Alunos que integram programas sociais da Sesp e do Corpo de Bombeiros Militar, Rede Cidadã e Bombeiros do Futuro, respectivamente, também se apresentaram no local, com artes marciais, judô e takewondo e pintura em tela e música.

Participaram da solenidade de abertura representantes da Sesp, lideranças municipais e da sociedade civil organizada.