Comunidade do residencial Maria Amélia recebe mutirão de serviços sociais

Da Assessoria

Da Assessoria

Foto: Antônio Carmelo/Gcom

Comunidade do residencial Maria Amélia recebe mutirão de serviços sociais

As cerca de 500 famílias do residencial Maria Amélia de Araújo, receberam na manhã desta quinta-feira (21), diversas equipes das mais diversas secretarias municipais locais que levaram até a comunidade um grande mutirão de serviços sociais.

O prefeito José Carlos do Pátio reuniu equipes das secretarias de Habitação, Saúde, Educação, Promoção Social, Sinfra, e Coder, para realizar trabalhos envolvendo políticas sociais de resultado, que levam os benefícios até a ponta onde reside o trabalhador.

Os serviços variavam de atualização de cadastros sociais (CadÚnico), planejamento familiar; solicitação de benefícios e busca ativa para atualização de caderneta de vacina infantil e adulto. 

Também foram feitos agendamentos de consultas e exames e aferição de pressão arterial. Também foi disponibilizado um espaço para as crianças brincarem e desenharem, além da distribuição de 300 mudas de plantas ornamentais e frutíferas, realizada por integrantes da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma) em parceria com equipes da Justiça Volante Ambiental (JUVAM) e Polícia Militar Ambiental que ainda realizaram palestra de educação ambiental, em alusão ao ‘Dia da Árvore’ comemorado nacionalmente neste dia 21 de setembro, às crianças de escolas da rede pública da região.

Obras da creche com capacidade para 300 crianças

Por se constituir num conjunto residencial criado através das políticas públicas habitacionais do município, o Maria Amélia nasceu há cerca de dois anos, e neste curto espaço de tempo recebeu fortes e inúmeros investimentos públicos, como: asfaltamento, rede de esgoto, rede de abastecimento de água, iluminação, uma creche com capacidade para 300 crianças em fase de finalização; uma unidade de saúde em execução, e um centro de captação e tratamento de água do Sanear.

O prefeito também já garantiu a aquisição de uma área ao lado, onde será construída em parceria com a rede de Supermercados Atacadão, uma área de lazer com quadras esportivas, pista de caminhada, áreas verdes, play ground e academia popular, entre outros para a comunidade, bem como uma escola cujo projeto já está pronto, e tem previsão para ser iniciada em 2024.

Pátio também anunciou o início da construção da unidade de saúde no valor de R$ 1.125.058,24 custeada com recursos próprios, com prazo de 10 meses para a construção e entrega até meados de 2024.

Durante o mutirão o prefeito revelou ainda que já havia entregue 76 Kits de materiais de construção que vão auxiliar as famílias a construírem suas moradias, e hoje (21), autorizou a entrega de mais 30, totalizando 106 kits.

Por sua vez, o diretor do Sanear, Paulo José também anunciou a entrega de 106 caixas d’água aos já agraciados e beneficiados com os kits de construção.

A secretaria de Educação (Semed), solicitou aos moradores que cadastrem os seus filhos recém-nascidos e com idades até 5 anos, para que os mesmos possam se matricularem na creche do bairro que deverá ser inaugurada no aniversário da cidade em 10 de dezembro, próximo.

Dentre os vários benefícios levados até a comunidade, a Coder, está concluindo a construção das bocas de lobo do sistema de captação das águas das chuvas, finalizando assim os trabalhos de pavimentação com a limpeza do bairro.

Ainda durante o mutirão, o prefeito anunciou a destinação dos cerca de 30 pedreiros contratados recentemente pela municipalidade. Do total, 20 serão destinados a construção de 50 casas populares na região do Padre Miguel. Outros cinco, atuarão no residencial Alfredo de Castro e cinco, no Maria Amélia.

Essa estratégia da gestão de criar políticas públicas de resultado que realmente entregam o que se propõem, está fazendo todo o diferencial ao evidenciar os significativos avanços dos indicadores sociais da cidade nos últimos anos.

Destaques

Veja Também