Como se preparar para o Jalapão: 7 dicas da agência Diego Tour Jalapão

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Como se preparar para o Jalapão: 7 dicas da agência Diego Tour Jalapão

O parque do Jalapão é um dos destinos mais procurados pelos turistas, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. Isso porque a região é um verdadeiro paraíso escondido dentro do país, que abriga muitas atrações de tirar o fôlego, como cachoeiras e fervedouros. 

Assim como em qualquer outro destino do seu roteiro, é fundamental ficar atento às orientações sobre o passeio nesta região. A seguir, a Diego Tour mostra todas as informações para você fazer uma viagem tranquila no Jalapão.

O que saber antes de ir para o Jalapão

O Jalapão está localizado no estado do Tocantins e, diferente do que muitos pensam, engloba diversos municípios da região. A bela natureza do parque se deve à preservação local, que é bastante respeitada pelos moradores, trabalhadores e turistas que percorrem a área. 

Dessa forma, é de se esperar que existam diversas limitações acerca do passeio dentro do Jalapão. Em visitas a cachoeiras e fervedouros, por exemplo, os viajantes são proibidos de carregar alimentos e bebidas próprias. 

Além desse detalhe, existem outras informações que devem ser consideradas pelas pessoas que desejam visitar a região. A seguir, a Diego Tour mostra todas as dicas que os turistas precisam saber. 

1- Prepare-se para alugar um carro esportivo

As estradas da região do Jalapão podem ser bastante íngremes e de difícil acesso para os turistas. Desse modo, é importante alugar um veículo de porte grande e que consiga trazer conforto durante o percurso. 

De forma geral, os carros da categoria 4×4 são mais recomendados, uma vez que a tração das rodas permite que o veículo seja utilizado em estradas de terra e em solos de pouca aderência, como lama e areia. 

Outra opção é contratar os serviços de um guia turístico, que pode oferecer um pacote com tudo incluso, até mesmo o automóvel para o passeio. Assim, essa alternativa pode ser até mais econômica para o turista. 

2- Saiba quanto dinheiro levar

Como já sabemos, o parque do Jalapão é uma área preservada que abriga inúmeras atrações, como cachoeiras e dunas. E, mesmo que esses pontos sejam naturais, é preciso pagar para acessar a maioria deles. 

Dessa forma, o turista precisa adicionar esses preços dentro do seu roteiro, além de outros, como passagens aéreas, aluguel do carro, alimentação, hospedagem, etc. 

Uma boa dica da agência Diego Tour é apostar em pacotes de viagens, onde a maior parte desses custos está incluso, como passagem e hospedagem. Com isso, é possível economizar dinheiro e se concentrar em outros pontos. 

Em um roteiro de 3 dias, por exemplo, o turista pode chegar a gastar R$ 2,5 mil, mas esse preço pode variar bastante dependendo das preferências de cada pessoa. Assim, é importante ter um planejamento baseado nos próprios interesses. 

3- Escolha uma época agradável para viajar

Algumas épocas do ano costumam influenciar bastante no funcionamento do parque do Jalapão. Como se trata de uma região natural, as chuvas e as secas podem interferir no aspecto visual, podendo trazer uma experiência ruim para o turista.

Nesse sentido, é importante ficar atento às melhores épocas para fazer o passeio. Para evitar as chuvas, que trazem muito barro para as lagoas e fervedouros, o turista não pode viajar entre os meses de outubro e março. 

4- Considere contratar uma agência especializada

O Jalapão é uma região que recebe muitos turistas todos os anos e, por conta disso, existem muitas agências especializadas que atuam para trazer uma melhor experiência para os viajantes. 

Além disso, vale destacar que existem as opções econômicas, que podem agradar aqueles que pretendem economizar dinheiro. Outro detalhe importante é que o turista pode contratar um serviço com tudo incluso, como alimentação e veículo especial. 

De forma geral, os turistas conseguem encontrar boas opções de agências por R$ 1,5 mil, podendo ser mais caras conforme os itens inclusos no pacote de viagem. Vale lembrar que outros custos já vão ser adicionados dentro desse preço. 

5- Escolha uma boa pousada no Jalapão

Existem diversas pousadas dentro da região do Jalapão que podem agradar os turistas, sejam eles econômicos ou esbanjadores. De forma geral, existem três municípios que são porta de entrada para quem deseja visitar o parque, onde se concentram a maior parte das pousadas. 

Dentre eles, estão Mateiros, São Félix e Ponte Alta. Para te ajudar a escolher uma boa opção de hospedagem, a Diego Tour reuniu as melhores alternativas dessas regiões. Veja: 

  • Pousada Cristal Dourado (Mateiros);
  • Recanto do Jalapão (Mateiros);
  • Jalapão Eco Lodge (São Félix);
  • Pousada Cachoeiras do Jalapão (São Félix);
  • Pousada Beira do Rio (Ponte Alta);
  • Águas do Jalapão (Ponte Alta). 

6- Saiba o que levar na mala de viagem

Um passeio no parque do Jalapão é bem diferente de uma viagem à praia, por exemplo. Assim, é importante ter em mente que a organização da mala precisa ter algumas peças essenciais, que trarão todo o conforto necessário para o turista. 

Dentre os principais itens que devem estar na mochila antes do passeio, estão:

  • Protetor solar e repelente;
  • Roupas de banho;
  • Roupas leves e confortáveis;
  • Óculos de sol e boné; 
  • Calçados para caminhada;
  • Malas para fazer trilhas

Além destes, vale destacar que existem outros itens que podem ser importantes durante o roteiro. Para quem pretende fazer rafting, por exemplo, é fundamental levar calçados para molhar, sendo que esses são obrigatórios para esse programa. 

7- Saiba quanto tempo ficar no Jalapão

O Jalapão conta com diversas atrações e trilhas que precisam estar presentes no roteiro do viajante. No entanto, como são muitas opções, é interessante se programar e saber por quanto tempo você vai ficar na região. 

De forma geral, o ideal é completar 5 dias no parque, assim é possível aproveitar a região e conhecer muitas atrações do local, seja qual for o município que você se hospedeu. Ademais, vale lembrar que o turista vai percorrer um bom caminho na estrada, podendo perder muito tempo dentro do carro.

Desse modo, fazendo um tour de 5 dias, o turista pode se sentir realizado ao final de sua viagem ao Jalapão. 

Confira o site da agência: diegotourjalapao.com.br

+ Acessados

Veja Também