Como saber se estou com falta de Coenzima Q10?

Picture of nilmaik@hotmail.com

nilmaik@hotmail.com

Como saber se estou com falta de Coenzima Q10?

Compartilhe:

A falta de coenzima Q10 traz diversos problemas de saúde, sendo dois dos principais o excesso de cansaço e as rugas precoces.

Porém, infertilidade e memória fraca também fazem parte dos sintomas — que também são comuns em outros problemas de saúde, requisitando análises mais profundas.

Continue lendo e entenda como a falta dessa substância afeta sua saúde.

1 – Excesso de cansaço

Um dos principais indicadores da falta de coenzima Q10 é o excesso de cansaço, ainda mais se for um sintoma que apareceu faz pouco tempo em sua vida.

Um ponto importante a ser lembrado é o fato dessa coenzima ter sua produção diminuída de acordo com o avanço da idade. Por isso muitos médicos recomendam a suplementação para pessoas 40+, idade onde a produção começa a reduzir.

Porém, é importante ter cuidado na hora de se automedicar, pois o excesso de cansaço também pode ser sintoma de diversas outras doenças sem relação com a Q10.

2 – Rugas precoces

As rugas são naturais e tendem a aparecer com a idade. Mesmo existindo métodos para diminuí-las, elas ainda estarão presentes em nossas vidas, em algum momento de nossa trajetória.

No entanto, as rugas estão associadas à idade, por isso devemos ficar atentos às chamadas rugas precoces. No caso, elas aparecem cedo na vida, deixando o rosto da pessoa com aparência envelhecida, muito além da idade real.

Se você notar rugas precoces, com certeza deve se preocupar com a falta de coenzima Q10 em sua alimentação, tornando o suplemento uma opção viável e atraente.

O uso tópico também é indicado para amenizar as rugas.

3 – Dor de cabeça frequente

A dor de cabeça é um indicativo de que algo em nosso corpo não vai bem. Por isso temos dor de cabeça quando estamos doentes, ou quando nosso corpo é exposto a condições externas desfavoráveis.

No entanto, devemos ter atenção redobrada quando temos dores de cabeça com certa frequência.

Estudos comprovaram que a coenzima Q10 atua no combate a dores de cabeça, assim como ajuda a diminuir o impacto da enxaqueca no dia a dia dos pacientes.

Porém, mais uma vez, pedidos atenção, pois nem sempre as dores de cabeça frequentes estão associadas à falta dessa substância. Consultar um médico é sempre recomendado.

4 – Controle de glicemia e colesterol 

A coenzima Q10 é uma grande aliada de quem sofre com diabetes e colesterol alto.

Alguns estudos comprovaram que a dieta balanceada tem muito a ganhar quando a Q10 é inserida para dar suporte às macromoléculas.

Se você segue a dieta prescrita pelo seu médico, mas ainda assim tem dificuldade em controlar a glicemia, converse com ele sobre a possibilidade de ser falta de coenzima Q10 em seu organismo.

Devemos pensar na Q10 como um aditivo, do mesmo jeito que acontece com a gasolina aditivada: a gasolina comum faz bem seu serviço, mas o aditivo potencializa seus efeitos.

5 – Memória fraca

A memória é outro atributo que tende a diminuir com o avanço da idade. No entanto, com atividades e exercícios essa diminuição pode ser mitigada a níveis bastante pequenos.

Profissões mais ativas, que envolvem cálculos, leitura e escrita, são as que mais ajudam na hora de conservar a memória. Mas, se seu dia a dia traz vários exercícios mentais e você ainda sente que sua memória está fraca, uma das possibilidade é a fatal da coenzima Q10.

Vale ressaltar que esse pode ser um sintoma de uma doença mais grave, por isso precisa do suporte de um profissional da saúde.

6 – Diminuição da fertilidade

Um dos sinais graves da falta de coenzima Q10, principalmente em homens, é a diminuição da fertilidade.

Estudos comprovaram que a suplementação de Q10 em homens melhorou a qualidade dos espermatozóides, permitindo gametas mais robustos e saudáveis.

Como o estudo é novo, faltam análises mais profundas acerca das taxas de nascimento, mas tudo indica que a fecundação tende a ser facilitada por essa melhora nos espermatozóides.

Portanto, se você quer ter filhos há algum tempo, mas nunca conseguiu dar vida a esse sonho, vale a pena investigar se a falta dessa coenzima está te prejudicando.

Quer ler mais conteúdos informativos como este? Continue explorando nosso blog!

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também