Como realizar o sonho da casa própria em 2023

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Pixabay.com

Como realizar o sonho da casa própria em 2023

Compartilhe:

O sonho da casa própria é o principal desejo de muitos brasileiros. Afinal, nada melhor do que ter a própria casa sem pagar aluguel e podendo deixá-la do jeito que você quiser, não é mesmo? Se você está procurando comprar apartamento para morar, separamos uma lista com diversas dicas para realizar esse sonho.

De acordo com pesquisa do Datafolha em parceria com a startup Quinto Andar, 87% dos brasileiros tinham a casa própria como meta em 2022. O percentual aumenta entre os mais jovens (entre 21 e 24 anos), chegando a 91%.

Fizemos uma lista com dicas que podem te ajudar a conquistar a sua casa própria em 2023, confira abaixo.

Organize o seu orçamento e planeje-se

O primeiro passo é organizar o seu orçamento e fazer um planejamento financeiro. Para isso, faça um diagnóstico da sua situação financeira e veja o quanto você tem guardado e como você está gastando o seu dinheiro.

A partir dessa organização, você pode planejar para construir ou complementar um valor de entrada para melhorar as condições de financiamento. Isso também tornará mais fácil entender como encaixar as parcelas do financiamento no seu orçamento.

Construa uma reserva de emergência

Um ponto fundamental para facilitar o sonho da casa própria é construir uma reserva de emergência. É muito importante que você não gaste toda a sua reserva financeira para dar entrada ou comprar uma casa à vista.

É importante lembrar que o financiamento possui custos mensais e uma casa também. Então, de nada adianta conseguir a casa própria se você não conseguir arcar com os custos do imóvel caso perca a sua renda, por exemplo.

Portanto, a reserva de emergência serve como uma base para te ajudar a honrar seus compromissos financeiros em momentos mais difíceis.

Tenha a maior entrada possível

Se no seu caso, a melhor alternativa para comprar uma casa é o financiamento imobiliário, uma dica para melhorar as condições do negócio é o valor de entrada. Geralmente, os bancos cobram, pelo menos, 20% do valor da entrada do imóvel para financiar o restante do valor.

A dica é não se prender a esse percentual. Quanto mais dinheiro você der de entrada, menor será o montante a ser pago e, é claro, as condições do financiamento serão mais vantajosas.

Então, se você já tem uma boa entrada, mas pode esperar alguns meses para comprar a sua casa, junte mais dinheiro e aumente o valor da entrada no financiamento.

Busque por subsídios e opções de empréstimos

Existem diversos programas do governo, como o Minha Casa Minha Vida, que subsidiam uma parte do valor do financiamento e facilitam a conquista da casa própria.

Também existem linhas de financiamentos com juros baixos e boas condições, que podem ser boas opções para quem já tem uma boa reserva e quer comprar um imóvel à vista, por exemplo. Ou, ainda, busque um empréstimo para completar o valor da entrada e conseguir realizar o financiamento.

Assuma um financiamento que caiba no seu bolso

Na hora de comprar a sua casa própria, você precisa ser realista! Não busque por casas muito caras para a sua realidade, porque isso eleva o valor de entrada e das parcelas.

Por isso, faça as contas e veja qual é a casa própria que você pode ter. Tenha uma noção dos valores de imóveis que são possíveis para a sua realidade. Faça todos os cálculos necessários para diminuir os riscos do financiamento, buscando uma casa de valor razoável, com parcelas que caibam no seu orçamento.

Assim, você pode fazer um financiamento que cabe no seu bolso. E mais, se a situação financeira melhorar, você pode acelerar o pagamento da operação com a amortização da dívida, diminuindo bastante as taxas de juros do negócio.

Com as nossas dicas, temos certeza de que você estará muito mais perto de realizar o sonho da casa própria em 2023. O financiamento imobiliário é o meio mais viável para comprar a casa própria ainda este ano, então busque mais informações sobre o tema.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também