Como proteger seus filhos contra más influências

PPixabay.com

Como proteger seus filhos contra más influências

Sabemos que hoje em dia o mundo oferece muitos perigos e com isso vem a preocupação com os filhos de protegê-los e mantê-los fora da influência de má pessoas ou lugares.

Quando os filhos estão na fase da adolescência essa preocupação aumenta, pois é nessa fase que começa muito descobrimentos, a sair mais de casa, contato com pessoas novas e assim por diante, são necessários instruí-los muito bem para não cair em caminhos errados, mas sem proibi-los de sair de casa, já que isso pode agravar a situação.

Na infância e adolescência são fases da vida em que a percepção das coisas ainda não estão tão afloradas, cabendo aos pais tentar livrar os filhos de algumas enrascadas, porém é preciso muito cuidado para não tirar conclusões precipitadas por algum tipo de preconceito, especialmente quando se trata da aparência física, notas escolares ou convívio familiar.

Dizer que um amigo do seu filho é má companhia muitas vezes pode gerar algum tipo de desentendimento entre vocês, sendo necessário ter certeza daquilo que você pensa e provas concretas do que diz.

Atualmente é muito complicado conseguir controlar o núcleo de pessoas com que seu filho convive, principalmente nas redes sociais onde é possível ter acesso a praticamente tudo, algumas famílias tomam o controle disso, outras já são um pouco mais liberal.

Em um mundo como o de hoje, mais do que garantir que seu filho não está “andando” com má influência, é necessário certificar-se que seus valores e princípios estão sendo desenvolvidos, que vai impedi-los de seguir por caminhos não muito corretos.

Os valores e princípios podem ajudar o seu filho a não ir pela cabeça de pessoas de má índole, isso porque é praticamente impossível que os pais os acompanhem sempre, devido aos compromissos de cada um, como escola e trabalho.

É triste ver que em alguns casos os pais acabam perdendo o controle sobre os filhos e acabam se perdendo em caminhos errados e muitos deles acabam em clínicas de reabilitação fazendo tratamento com ibogaína, muitos conseguem sair dessa vida, porém outros se entregam totalmente ao mundo dos vícios.

Para que seu filho não caia nessas perdições, é essencial criar condições para que ele não entre nesses caminhos, assim dar um convívio familiar tranquilo para a criança ou adolescente se sintam acolhidos e consigam ter um bom núcleo social e o mais importante que seja saudável.

Trabalhe bastante com seu filho a questão da autonomia, assim ele sempre saberá o que é ou não correto. Se você quer saber algumas dicas de como afastar seu filhos das más influências, fique até o final desta leitura e fique por dentro deste assunto tão importante para os pais.

+ Acessados

Veja Também