Como fazer precificação de serviços?

Como fazer precificação de serviços?

Existem várias dificuldades para o empreendedor iniciante: saber a melhor maquininha de cartão para microempreendedor, calcular o pagamento de impostos, e outros. Entretanto, uma das maiores dificuldades é saber precificar o serviço. 

Você cria o seu negócio, atrai a clientela, consegue vender o seu serviço e… quando faz as contas, percebe que perdeu dinheiro por ter cobrado muito barato. 

Ou então, você faz uma reunião com um cliente importante e, quando fala o seu preço, o cliente desiste da prestação do serviço por ter achado muito caro. 

Essas realidades são normais no início da carreira de qualquer empreendedor, seja ele um freelancer, autônomo, dono de microempresa ou outros. 

Por isso, é fundamental saber precificar um serviço corretamente. Assim, é possível atrair um número bom de clientes e tornar o seu negócio lucrativo e sustentável para o longo prazo. 

Separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa e fazer com que você nunca mais perca um cliente por causa do preço. 

Calcule os custos do seu negócio 

Toda empresa tem custos, e, para que ela permaneça sustentável ao longo dos anos, eles precisam se pagar com o dinheiro que o negócio fatura. 

Por exemplo: um mecânico precisa comprar equipamentos para a manutenção, peças para reparar os carros, além de precisar de funcionários, caso a demanda seja muito alta. 

Por outro lado, um designer precisará pagar os custos de internet, a licença dos softwares para edição de imagens e outras demandas. 

Por isso, todo empreendedor precisa calcular quais os custos que o seu negócio possui e ajustar o preço do seu trabalho para que este seja capaz de lidar com todas as despesas. 

Vale notar, além disso, que existem despesas fixas e variáveis, e que elas devem ser classificadas separadamente, para que o empreendedor tenha um maior controle financeiro.  

Defina uma margem para o seu serviço 

A margem de lucro de um serviço é quanto fica no bolso do empreendedor depois de pagos todos os custos para prestá-lo ao cliente. 

Não existe margem alta ou baixa: tudo vai depender do tipo de produto ou serviço prestado. No caso dos serviços, no entanto, a margem tende a ser maior — especialmente se ele for prestado de forma online. 

Por isso, busque uma margem que esteja de acordo com o seu setor de atuação e que seja compatível com a qualidade do serviço que você está prestando ao cliente. 

Entenda qual público você quer atrair 

Existem muitos prestadores de serviços, e muitos buscam oferecer soluções para clientes diferentes. Por isso, o preço deve variar também. 

Por exemplo: um professor particular que atua em um bairro nobre da cidade tenderá a cobrar mais do que um professor que dê aulas particulares em uma área mais humilde. 

Por isso, o preço deve se ajustar ao tipo de cliente que se pretende atrair. E não é errado cobrar barato: só é preciso garantir que se está tendo lucro, mesmo que menor. 

Avalie os preços dos concorrentes 

A avaliação da concorrência é fundamental na hora de começar um negócio. Isso porque costuma haver um preço médio na prestação de qualquer serviço. 

Por exemplo: se a maioria dos advogados da sua região cobram R$ 50 por hora de trabalho, cobrar R$ 500 pode afastar todos os seus possíveis clientes. 

Sendo assim, é preciso avaliar um preço que seja interessante para o cliente e que não seja tão variável do que se está cobrando no mercado. 

Isso, é claro, é voltado mais para o iniciante: conforme o empreendedor tenha adquirido experiência e autoridade na sua área, ele poderá cobrar mais pela qualidade do seu serviço. 

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