Como fazer polimento no piso?

Como fazer polimento no piso?

A verdade é que um piso de qualidade faz toda a diferença dentro de qualquer local, seja na sua casa, comércio, indústria, etc.

Mas, à medida que o tempo passa, é normal que o piso vá se desgastando e não tenha mais aquele mesmo aspecto do início.

Em vista disso, muitas pessoas se perguntam se há alguma solução para esse problema e, a partir de então, perguntam-se como fazer polimento no piso.

Não há como negar que essa é uma das opções preferidas das pessoas, haja vista que esse é um tipo de trabalho que garante um visual praticamente idêntico ao novo.

Com muito mais brilho e revitalizado. Mas como fazer polimento no piso? Será que todos os tipos podem passar por esse procedimento? Tudo isso e muito mais iremos falar no decorrer desse assunto. Então, sem mais delongas, vamos ao que importa.

Como fazer polimento no piso?

Antes de tudo, a primeira coisa que você precisa entender sobre esse assunto é a que melhor alternativa é optar por um profissional para fazer esse tipo de trabalho.

Dizemos isso porque, hoje em dia, é possível encontrar na internet algumas dicas de como efetuar polimento no piso.

Mas, ainda que algumas delas possam funcionar, é um resultado que não oferece todos os mesmos benefícios que um profissional, além de ter uma durabilidade melhor.

Uma empresa deve possuir todos os devidos equipamentos para realizar esse tipo de trabalho, bem como ter o politriz de piso e demais produtos químicos.

Além disso, outra coisa que você deve saber sobre como fazer polimento no piso é que as técnicas podem variar de acordo com o tipo de piso.

Um de porcelanato pode não reagir muito bem aos mesmos produtos químicos que se usa para um piso de madeira, por exemplo.

Por isso, nos tópicos seguintes, damos um aparato geral sobre como fazer polimento no piso. Sem mais delongas, confira abaixo.

Combinação de água e detergente neutro

A primeira coisa que você precisa saber sobre como fazer polimento no piso é a necessidade de preparar o local com água e detergente neutro.

Há uma série de produtos de limpeza que prometem deixar a higienização do piso mais fácil, mas no caso do piso de porcelana, por exemplo, eles têm uma camada esmaltada.

Isso quer dizer que ele pode ficar manchado caso haja uma mistura errada dos materiais de limpeza, bem como diversos outros tipos de piso.

É por essa razão que o profissional sempre começa a preparação com a clássica combinação de água com detergente neutro.

Nesse caso, é só diluir o detergente na água e aplicar direto no piso, mas nunca despejando o produto direto no chão.

Além disso, deve-se respeitar a proporção de uma colher de sopa para cada cinco litros de água, bem como evitar deixar o detergente por muito tempo no piso, haja vista que isso pode manchá-lo.

2º Aposte na politriz

No caso dos pisos de porcelanato e outros tipos, são mais rígidos e detém uma baixa porosidade, além de os rejuntes serem um pouco mais finos e acumularem menos poeira.

No entanto, uma hora ou outra pode surgir alguma mancha, o que necessita de um produto mais profissional e específico: a politriz.

Trata-se de um excelente equipamento, uma vez que ele promete remover adesivos, tinta, epóxi e massa corrida, por exemplo. Ou seja, deixa seu piso com aspecto de novo.

3º Use produtos específicos para pós-obra

No caso de você ter feito alguma reforma no local onde será feito o polimento, não deixe de optar por usar produtos para pós-obra.

Mesmo porque eles são adaptados para essa situação, o que garante um resultado ainda mais eficaz. A dica, nesse caso, é sempre ter cuidado com o tempo.

Não espere muito para polir o seu piso depois de alguma reforma, pois quanto mais adiar esse processo, maior a sujidade do piso, o que até mesmo encarece o trabalho.

Na grande maioria das vezes, os materiais de limpeza pós-obra são feitos com base de solventes, o que faz necessário ter cuidado na hora do uso.

A dica nesse caso é testar um pouco do produto em uma parte escondida e menor do piso, a fim de ter a certeza de sua eficácia e garantir que ele não vai manchar.

Sempre leia as instruções de uso do fabricante e nunca ultrapasse o tempo de ação que estará descrito no rótulo.

4º Não use materiais ácidos, clorados ou abrasivos

Outra coisa que você deve saber sobre como fazer polimento no piso, está no fato de evitar qualquer tipo de produto que seja abrasivo.

Se até com o detergente neutro é preciso ter certo cuidado, quem dirá com demais produtos que contém substâncias químicas?

No caso de ser um piso que tenha um esmalte, pode acabar danificando, o que ocasionará o efeito contrário.

Por isso, o que se orienta é evitar ao máximo produtos que sejam ácidos, clorados ou abrasivos, a fim de manter o bom aspecto do seu piso.

Isso quer dizer que não é ideal recorrer ao sabão em pó, água sanitária, saponáceos, amoníacos ou soda cáustica para fazer o polimento de pisos com esmaltes.

Inclusive, as vassouras que possuem cerdas mais pesadas também podem danificar o seu piso. Então, reconsidere!

5º Conheça alguns truques

A fim de evitar todos esses tipos de problemas, há algumas dicas e truques das quais é interessante que você saiba.

Que tal proteger os pés dos móveis com algum feltro ou mesmo usar capachos que sejam de boa qualidade?

Fora isso, sempre procure limpar o piso imediatamente depois que alguma coisa cair sobre ele, a fim de mantê-lo sempre limpo.

Mas, se mesmo com os cuidados, ocorrer algum defeito, basta recorrer aos equipamentos elaborados para o polimento de piso, como no caso da politriz.

Quais são os pisos que podem ser polidos?

Agora que já sabe um pouco de como fazer polimento no piso, é preciso saber quais são os tipos que aceitam esse tratamento.

Quanto a isso, saiba que os que vão se dar melhor com o polimento são os que possuem maior resistência e com boa estética. Dentre eles, podemos citar os seguintes:

  • Piso de concreto;
  • Piso de madeira;
  • Piso de granito;
  • Piso de mármore;
  • Piso de porcelanato, etc.

+ Acessados

Veja Também