Como fazer a gestão de pessoas na área da saúde?

Como fazer a gestão de pessoas na área da saúde?

A gestão de pessoas é um conceito que deve fazer parte da estratégia de gerenciamento de qualquer negócio, independente do porte ou segmento de atuação. Quando se fala em gestão de pessoas na saúde o assunto é ainda mais relevante, em razão do impacto positivo que as boas práticas trazem para o relacionamento entre profissionais e pacientes.

Mas, afinal, como colocar em prática ações estratégicas de gestão de pessoas na área de saúde? E qual é a importância de colocar este assunto em pauta? Antes de conhecer as respostas para estas perguntas, você vai entender o conceito de gestão de pessoas!

O que é a gestão de pessoas?

Gestão de pessoas é o processo por meio do qual se realiza a administração do capital humano de uma clínica, consultório ou hospital. Por meio da utilização de técnicas de recursos humanos, a gestão visa alcançar um ponto de sinergia entre os objetivos da empresa com os objetivos dos seus colaboradores.

Para realizar uma boa gestão de pessoas, as organizações precisam buscar perfis de profissionais alinhados com a cultura do negócio, focando em ações de engajamento, motivação e desenvolvimento pessoal e profissional.

A gestão de pessoas ajuda a empresa a alcançar seus objetivos, auxiliando para a construção de uma cultura de alto desempenho. Somado a isso, garante que a organização seja composta por profissionais engajados, qualificados e talentosos.

Qual é a importância da gestão de pessoas?

Na área de saúde, seja em um consultório, clínica médica ou hospital, as pessoas que integram o rol de colaboradores são o bem mais precioso da organização. São elas as responsáveis por fazer com que a prestação do serviço em saúde aconteça.

Apenas isso é suficiente para entender porque a gestão de pessoas está posicionada em um lugar importante sob o ponto de vista estratégico empresarial.

Agora, pensando sob o ponto de vista dos profissionais, como seres humanos, eles precisam de estímulos e motivações para desenvolver um bom trabalho. Por meio de boas práticas de gestão de pessoas é possível oferecer o melhor da empresa para os colaboradores e permitir que eles extraiam o melhor de si na aplicação do seu conhecimento profissional.

Quando a gestão de pessoas é feita de forma estratégia, inteligente e alinhada com as melhores práticas, é possível:

  • melhorar o engajamento dos seus colaboradores;
  • criar um senso de propósito dentro da organização;
  • atrair novos talentos para o seu time e contribuir para a retenção dos talentos que já fazem parte do seu quadro;
  • estimular um comportamento pró-ativo e colaborativo;
  • incentivar a criatividade e inovação;
  • contribuir para a satisfação e bem-estar dos colaboradores;
  • acompanhar a evolução dos profissionais durante a carreira;
  • aumentar a produtividade.

Como realizar a gestão de pessoas na área de saúde?

Independente do tipo de negócio, uma boa gestão de pessoas é focada no entendimento sobre as características de cada empresa e as demandas específicas do setor.

O primeiro cuidado que deve ser tomado é no processo de recrutamento, a sua clínica precisa atrair perfis de profissionais que estejam alinhados com o propósito do seu negócio.

Outra ação que deve ser colocada em prática é no direcionamento dos profissionais para os cargos. O gestor precisa ter clareza com relação ao perfil daquele profissional e a sua adequação às demandas do cargo. Há excelentes profissionais que não tem habilidade para liderar, por exemplo, estes colaboradores não podem ser alocados em cargos de liderança, pois não terão facilidade no cumprimento das suas tarefas.

Depois de contratar o profissional e alocá-lo para um cargo compatível com as suas competências, o gestor precisa começar um processo de valorização e recompensa deste profissional. A recompensa não se restringe a um bom salário, você deve oferecer um ambiente de trabalho adequado, flexibilidade de horários, oportunidades de aprendizagem por meio de treinamentos, bônus e benefícios financeiros e não financeiros.

Um ambiente de trabalho agradável e que é também um ambiente de aprendizagem, contribui para o bem-estar e desenvolvimento do colaborador. Este é um dos pontos-chave no processo de gestão de pessoas.

Após colocar em prática essas ações, o gestor precisa entender como manter esse ambiente agradável e desafiador. A ideia é manter as pessoas motivadas, avaliando o bem-estar e buscando formas de oferecer sempre o melhor ambiente e oportunidades de desenvolvimento para o seu time.

Diferente do que alguns gestores pensam, o salário não é a única razão para manter uma equipe motivada e engajada. O vínculo entre a empresa e os colaboradores deve ir além da remuneração: comunicação ativa, feedbacks constantes, proposição de desafios, avaliações de desempenho, treinamentos e ambiente de trabalho saudável são práticas essenciais para manutenção do bem-estar e engajamento dos seus colaboradores.

+ Acessados

Veja Também