Como fazer a adaptação de um novo gatinho à família

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Foto: Pexels

Como fazer a adaptação de um novo gatinho à família

Adotar é tudo de bom! Afinal, quando trazemos um novo pet para casa, temos a possibilidade de aproveitar vários benefícios: a chance de tirar um animal da rua, mais diversão para os moradores da casa, a possibilidade de aliviar o estresse e até a sensação de bem-estar no ambiente. 

No entanto, se a sua ideia é ter um gatinho, é importante saber que esse tipo de bichano exige alguns cuidados básicos para se adaptar perfeitamente ao espaço.

Isso porque esses peludos possuem personalidade forte e, em muitos casos, podem estranhar as mudanças no cotidiano. Assim, o ideal é preparar o local e, caso necessário, contar com um serviço veterinário para checar a saúde do seu amigo de quatro patas.

Mas não se preocupe. Para dar uma força nessa tarefa, selecionamos algumas dicas valiosas que podem te ajudar ao longo do processo. Confira abaixo e aprenda como garantir a adaptação de gatos de um jeito simples e efetivo. Vamos lá? 

Dê carinho e atenção 

O primeiro passo para garantir a adaptação do novo integrante à família é, sem dúvida, investir no carinho e na atenção.

Apesar de parecer algo simples, essa técnica é supervaliosa e ajudará o felino a perceber que o novo espaço é seguro e repleto de amor. Ou seja, a recomendação é não medir esforços para mostrar como o seu pet é bem quisto por todos da casa.

Se você já possui um animal e tem planos de se mudar para outro imóvel, lembre-se de levar alguns objetos antigos para esse espaço e, com isso, fazer com que o bichano vá, aos poucos, se acostumando com esse cenário.

Invista em diferentes atividades 

Você já ouviu falar no enriquecimento do ambiente? De modo geral, essa técnica consiste em manter os cômodos preparados para que os gatos se sintam não somente confortáveis, mas também consigam criar relações entre a sua casa e a natureza.

Nesse caso, a dica é incluir no local alguns elementos próprios para essa finalidade, como arranhadores, prateleiras em diferentes alturas, nichos e por aí em diante. Aqui, é importante ressaltar que os peludos são muito ativos. Logo, ao fazer com que os cômodos tenham esses detalhes, automaticamente você estará incentivando que eles se movimentem. 

Outro ponto de atenção é procurar realizar atividades constantes com o seu amigo de quatro patas. Procure deixá-los distraídos em boa parte do tempo e, sempre que possível, realize brincadeiras para melhorar o bem-estar do bichinho.

Tenha cuidado ao apresentá-lo a outro gato 

Você já possui um gatinho e deseja trazer mais um pet para a sua família? Ótima notícia! Contudo, para evitar problemas, é importante realizar essa adaptação aos poucos permitindo que os animais se reconheçam de forma amigável.

Para tanto, o primeiro passo é colocar o pet novo em um cômodo separado — isso permitirá que o animal residente sinta o cheiro do novo bichinho e perceba que há um integrante diferente na família. 

Depois de alguns dias, e sempre oferecendo muito carinho para ambos, você pode deixar os dois se conhecerem. Comece pelo contato visual e, posteriormente, permita que eles se aproximem. Lentamente, eles irão se adaptar e, no futuro, serão grandes amigos.

Como foi possível notar com as dicas, a adaptação de um gato em um novo lar é bem mais simples do que parece. Seguindo essas recomendações, o seu pet se sentirá muito mais acolhido e seguro, tornando esse processo mais tranquilo.

Se gostou dessas informações, aproveite para compartilhar o link do post com os seus amigos e deixá-los por dentro do assunto. Até mais! 

+ Acessados

Veja Também