Como descobrir se você é intolerante à lactose?

Como descobrir se você é intolerante à lactose?

A intolerância à lactose é a incapacidade que o organismo de algumas pessoas têm de digerir o açúcar presente no leite, mais conhecido como lactose. Essa incapacidade resulta em diarréias, desconfortos abdominais e gases após o consumo de alimentos ricos em leite ou derivados. 

No entanto, muitas pessoas que possuem essa condição nem ao menos sabem que a possuem, pois algumas vezes os sintomas podem se manifestar de maneira bem sutil, ao contrário de outras pessoas, que possuem sintomas mais fortes, que deixam bem claro que ela possui intolerância à lactose. 

Se está neste artigo, é porque, dessa vez, não está procurando dicas neste blog, mas sim orientações sobre como você pode descobrir se possui intolerância à lactose ou não. Então continue lendo, veja quais são os principais sintomas que você deve observar e mais algumas informações sobre este assunto que podem ser bem úteis para você.

Principais sintomas da intolerância a lactose

Se você está lendo nosso post, é porque já deve estar desconfiado de ter intolerância à lactose, pois provavelmente apresentou alguns sintomas em comum com as pessoas que já sabem que possuem essa condição.

Isso porque a diarréia, gases e as dores abdominais são sintomas que indicam a intolerância à lactose, visto que aparecem em pessoas intolerantes sempre pouco tempo depois de consumirem leite, seus derivados ou algum tipo de alimento que contenha muito leite como ingrediente. 

Porém, se você quer ter certeza sobre suas desconfianças antes de procurar um médico, veja agora quais são os principais sintomas de uma pessoa intolerante à lactose, pois assim você terá a certeza se suas suspeitas estão certas ou não.

  1. Dor no abdômen, gases ou barriga inchada após o consumo de leite e seus derivados;
  2. Prisão de ventre ou diarréia excessiva;
  3. Muito cansaço e muita sonolência;
  4. Irritabilidade constante e por qualquer motivo;
  5. Dores fortes e frequentes na cabeça que, geralmente, surgem após refeições que contenham alimentos ricos em lactose;
  6. Aparecimento de manchas vermelhas na pele que, geralmente, coçam;
  7. Dores musculares e nas articulações.

Apesar dos sintomas serem sempre os mesmos, pode ser que eles apareçam com maior ou menor intensidade em cada pessoa, pois irá depender do grau de intolerância que a pessoa possui. 

Então, mesmo que você não apresente todos eles, ou apresente em intensidade baixa, vale a pena procurar um especialista.

Alimentos que devem estar presentes da dieta de um intolerante a lactose

Agora que já falamos sobre os principais sintomas da intolerância à lactose, é preciso falar também sobre todos os alimentos que devem estar inclusos na dieta das pessoas que são intolerantes. 

Isso porque o leite e seus derivados possuem nutrientes que são extremamente necessários para o bom funcionamento do nosso organismo, como o cálcio, por exemplo, e é necessário suprir este e os demais nutrientes com o consumo de outros alimentos. 

Ainda que para cada pessoa a dieta passada pelo profissional da saúde, caso necessário, seja diferente, existem alguns alimentos que são praticamente unânimes e podem ser consumidos pela maioria das pessoas que possuem intolerância a lactose, confira agora quais são esses alimentos:

  • Todos os tipos de frutas frescas, legumes e verduras;
  • Laticínios sem lactose;
  • Frutos do mar e peixes;
  • Todo o tipo de cereal integral;
  • Tubérculos;
  • Proteínas de todos os tipos;
  • Sementes.

Observou? A dieta de uma pessoa intolerante contém praticamente todos os tipos de alimentos, incluindo laticínios feitos sem lactose, que são próprios para as pessoas que são intolerantes a essa substância.

Como é o tratamento da intolerância à lactose?

Após ir ao médico e descobrir se você realmente possui intolerância à lactose, ele certamente irá te falar também qual é o tipo de tolerância que você tem, visto que existem 3 tipos: a intolerância congênita, a primária e a secundária. 

No entanto, o tratamento é basicamente sempre o mesmo: acompanhamento com médico e nutricionista, além de uma dieta com baixo ou quase nenhum consumo de leite e seus derivados. Isso porque a quantidade de lactose permitida vai depender do tipo de tolerância que cada um tem.

Por exemplo, quem sofre de intolerância à lactose primária pode consumir apenas cerca de 15 gramas de lactose por dia, o que equivale a, mais ou menos, 300 ml de leite, divididos em 2 refeições.

Mas, infelizmente, para aquelas pessoas que possuem intolerância à lactose secundária, o ideal é que o consumo de lactose seja totalmente cortado, visto que os sintomas relacionados à intolerância podem ser muito mais fortes e até fazer mal para a saúde dessas pessoas.

De toda forma, é necessário consultar um médico e procurar um nutricionista para ter certeza sobre o tipo de intolerância à lactose, e o tipo de tratamento que deve ser feito. Assim, você não somente poderá cuidar da sua condição, como também conseguirá levar uma vida totalmente normal com ela.

+ Acessados

Veja Também