Como conservar o café em grãos sem modificar o aroma?

Como conservar o café em grãos sem modificar o aroma?

Compartilhe:

A forma como o café é conservado implica diretamente na qualidade dos grãos e na bebida servida. Armazená-los corretamente em casa faz toda diferença na qualidade daquele cafezinho tão desejado. Veja como conservar o café sem afetar o seu aroma!

A forma como se gosta de tomar ou de preparar o café é algo muito pessoal. É um processo íntimo, como se ao passar um cafezinho, fosse tirado do coração todos os segredos e sentimentos que compõem a bebida tão querida no Brasil e no mundo.

Para tanto, há quem prefira moer os grãos na própria máquina de café expresso, há quem prefira os métodos mais convencionais, daqueles que as avós usavam diariamente e que dava um sabor único na xícara.

O processo de moagem dispõe de muitas ferramentas, sendo um dos mais procurados pelos amantes do café no mundo. 

Nada mais gostoso do que preparar o seu café, mas antes, moer os grãos de forma que se saiba a qualidade que esse diferencial vai proporcionar. 

O aroma também vai longe e cada café possui um aroma especial. Contudo, para que este aroma permaneça intacto, alguns cuidados precisam ser tomados, a fim de que a bebida mantenha o seu sabor e suas qualidades.

Veja algumas dicas de como conservar o café em grãos para manter o aroma perfeito!

Evite guardar os grãos na geladeira

A geladeira está longe de ser o local ideal para armazenar os grãos de café, porque os mesmos são sensíveis à umidade. Tal umidade pode diminuir drasticamente o aroma do café, uma vez que oxida o grão.

Outro problema é que geralmente a geladeira armazena outros alimentos que tendem a exalar outros cheiros. Tais aromas podem ser absorvidos pelos grãos de café, que automaticamente serão transferidos para a xícara. 

Deixe os grãos longe da luz

Mesmo que seja uma luz artificial, esta pode também provocar a oxidação dos grãos. Nestes casos, o melhor é armazená-los em locais escuros, como no interior dos armários, por exemplo. 

Se possível, opte por recipientes totalmente fechados, sem que sejam de vidro, para que nenhuma claridade possa alcançar os grãos. Desta forma, não há risco de oxidação. O aroma estará preservado.

Armazene os grãos em local fresco

Não basta apenas proteger da luz e da umidade. 

Se o armário onde estão armazenados os grãos de café pegar sol o dia todo, ou mesmo o pote permanecer próximo ao forno ou fogão, a variação de temperatura poderá alterar tanto o sabor quanto o aroma do café.

Escolhe sempre os potes herméticos

Na hora de guardar os grãos de café, o contato com o ar é outro fator que interfere no aroma do café. Portanto, o ideal é protegê-lo também do ar, além da luz, do calor e da umidade. Uma ótima dica são os potes herméticos.

Eles oferecem uma vedação ótima e dificultam a troca de ar com o interior onde estarão armazenados os grãos. 

Consumo em 15 dias

Uma vez aberto, é ideal que o café não permaneça por mais de 15 dias, mesmo que todos os cuidados sejam tomados. Isto porque com o passar do tempo, os grãos perdem a concentração de aroma e de sabor.

Por isso muitas embalagens são de apenas 250 gr. Para que o consumo seja rápido e o café não perca a qualidade que tanto se deseja.

Estes são alguns segredos para manter o café em grãos sempre delicioso e com aroma marcante. Vale a pena investir em cada uma dessas dicas só para garantir os inúmeros elogios das visitas. 

Serão únicos, assim como os aromas das xícaras, com certeza. 

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também