COMÉRCIO: Vendas no varejo crescem 1% em outubro, aponta ICVA

Assessoria CDL Rondonópolis

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Tânia Rêgo/Agência Brasil

COMÉRCIO: Vendas no varejo crescem 1% em outubro, aponta ICVA

s vendas no varejo em outubro de 2022 cresceram 1%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2021, segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) divulgados nesta segunda, 14. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o índice apresentou alta de 10,5%.

Os efeitos do calendário prejudicaram o índice. Isso porque houve uma sexta-feira — dia em que as vendas costumam ser mais intensas — a menos, e uma segunda-feira — data em que o comércio está menos aquecido — a mais do que em outubro de 2021.

Além disso, as eleições realizadas em dois domingos ao longo do mês atrapalharam o comércio levemente. Contudo, o feriado do Dia das Crianças ter caído em uma quarta-feira — diferente de 2021, quando caiu em uma terça-feira e esticou o feriado — tornou o cenário um pouco mais favorável.

Para Felipe Baran, head de inteligência da Cielo, o comércio segue em recuperação. “É o décimo segundo mês consecutivo de alta nas vendas. Segmentos como postos de gasolina, que haviam desacelerado em setembro, voltaram a evoluir e contribuíram para o resultado positivo”, afirma, acrescentando que as vendas da Black Friday, que será realizada no fim deste mês, pode ajudar na recuperação de Bens Duráveis e Semiduráveis, que ficou negativo nos últimos cinco meses na visão deflacionada.

INFLAÇÃO

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apontou alta de 6,47% no acumulado dos últimos 12 meses, com alta de 0,59% em outubro. O preço dos alimentos foi o que mais impactou o índice. Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 9,37% em outubro, desacelerando em relação ao índice registrado no mês anterior.

SETORES

Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, os setores de bens não duráveis e serviços registraram crescimento em relação a outubro de 2021. O destaque de bens não duráveis foi de postos de gasolina. No setor de serviços, um dos segmentos que mais colaboraram para a alta foi em bares e restaurantes.

Já bens duráveis e semiduráveis sofreram queda. O primeiro foi impactado negativamente pelo segmento de materiais de construção

REGIÕES

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, todas as regiões apresentaram crescimento em relação a outubro de 2021. A região Norte registrou alta de 4,7%, seguida da região Nordeste (+2,9%), Sul (+2,6%), Sudeste (+1,7%) e Centro-Oeste (+1,5%).

Segundo o ICVA nominal com ajuste de calendário na comparação com outubro de 2021, as vendas na região Sudeste cresceram 12,3%, seguida da região Sul (+11,8%), Nordeste (+11,5%), Norte (+11,5%) e Centro-Oeste (+9,6%).

SOBRE O ICVA

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

COMO É CALCULADO

A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

ENTENDA O ÍNDICE

ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.

ICVA Deflacionado – ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.

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