Começa nesta 4ª feira a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Rondonópolis

Começa nesta 4ª feira a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Rondonópolis


Com o tema ‘Democracia e Saúde: Saúde Como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS’, a Prefeitura de Rondonópolis – por meio da Secretaria Municipal de Saúde -, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, promove nos dias 29 e 30 de maio a 10ª Conferência Municipal de Saúde.

Espaço democrático, a conferência é um instrumento da sociedade para debater políticas públicas voltadas para a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e lutar pelo fortalecimento da rede pública de saúde.

Programado para acontecer na sede da União Rondonopolitana de Associação de Moradores de Bairro (Uramb), o evento tem o objetivo de reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, fazendo uma avaliação da situação da saúde, mobilizando e estabelecendo diálogos com a sociedade para a construção coletiva de propostas para melhorias no atendimento ao público e compor o Plano Estadual e o Plano Nacional de Saúde.

A abertura da conferência, que acontece de quatro em quatro anos, está marcada para às 18 horas desta quarta-feira, com o credenciamento dos participantes e palestras. Preparatória para as Conferências Estadual e Nacional de Saúde, a conferência de Rondonópolis, que prossegue na quinta-feira (30), durante todo o dia na Uramb, reunirá representantes do poder público, dos trabalhadores da saúde, lideranças e usuários para analisar as prioridades locais de saúde, formular propostas no âmbito do município, visando o Fortalecimento e Ampliação da Participação Social.

As temáticas federais que norteiam os debates são; Democracia e Saúde: Saúde Como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS. Durante a conferência municipal, também, serão eleitos os delegados e as delegadas que participarão da etapa estadual, que acontecerá em Cuiabá de 03 a 05 de Julho de 2019, antecedendo a 16ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para Brasília, de 4 a 7 de agosto.