Com novas bancadas e nova oposição; Câmara faz primeira sessão pós-janela

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Com novas bancadas e nova oposição; Câmara faz primeira sessão pós-janela

Hoje marca o início de uma nova fase na Câmara de Vereadores de Rondonópolis, com a primeira sessão do parlamento municipal após as janelas partidárias, que resultaram em uma reformulação das bancadas.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) emergiu como a maior bancada do legislativo, consolidando-se com sete vereadores. Isso supera o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que agora conta com cinco vereadores pós-janelas, assim como o Partido Liberal (PL) e o União Brasil, ambos com três parlamentares. O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Republicano ficaram com apenas um vereador cada.

O MDB, apesar de perder o vereador Cláudio da Farmácia, recebeu Dico como novo membro.

A bancada de sustentação ao prefeito Zé Carlos do Pátio reuniu oito vereadores, incluindo o nome de Junior Mendonça, filiado ao PT, partido que provavelmente comporá o arco de alianças de Pátio, apesar de, na maioria das vezes, ter um posicionamento mais independente. Roni Magnani, embora esteja na situação, tem se mostrado crítico à gestão e arredio ao prefeito.

Por outro lado, Pátio terá pelo menos 13 vereadores na oposição. Neste aspecto, soma-se a bancada do PL e PSDB, que está no arco de alianças de Cláudio Ferreira, o paisagista, pré-candidato do PL, com as bancadas do MDB, UB e Republicanos, que apoiam o projeto do deputado estadual Thiago Silva. Na soma de forças dos pré-candidatos, Thiago Silva parece levar a melhor, pois conta com os cinco vereadores do MDB, os três do União Brasil e mais o vereador Marisvaldo do Republicanos.

Pátio e Paulo José têm os sete vereadores do PSB, mas o petista Junior Mendonça e Cláudio Ferreira têm o vereador Guinâncio do PSDB, além dos três vereadores do PL. Este rearranjo promete uma dinâmica interessante nos debates e nas decisões da Câmara Municipal de Rondonópolis.

+ Acessados

Veja Também