Com média histórica vaca Secretária de Itiquira é a campeã do 31º Torneio Leiteiro da Exposul

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Com média histórica vaca Secretária de Itiquira é a campeã do 31º Torneio Leiteiro da Exposul

Compartilhe:

A 31ª edição do Torneio Leiteiro da Exposul 51 entrou para história, com a maior média de leite produzido pelos 17 animais que participaram da competição. A vencedora em uma disputa acirrada até a última ordenha nesta sexta-feira (08/08), foi a vaca Secretária da propriedade Sonho Meu, do município de Itiquira, já na categoria novilha, a vencedora foi a Monalisa, também do Sítio Sonho Meu.

O diretor do Sindicato Rural de Rondonópolis e organizador do torneio leiteiro, Leonardo de Freitas, explica que a edição deste ano do Torneio Leiteiro entrou para história do evento por diversos fatores, como volume de leite produzido e qualidade dos animais que elevaram o nível da competição. “A 31ª edição do torneio leiteiro tivemos a maior produção média da história de um animal aqui dentro durante todos os dias, ela produziu mais de 68 quilos de leite. A média de produção dos animais foi superior a todos os anos, que a gente já organizou, com destaque para os animais de grande qualidade, animais de grande valor genético e também animais com grande valor de mercado. O valor médio de animal aqui dentro foi em média de 25 mil reais”, destacou.

O alto nível do torneio pode ser representado, segundo Leonardo Freitas, pela disputa pelo título entre dois animais. “Foi até a última ordenha mesmo, o s dois animais que estavam competindo aí, primeiro lugar e segundo lugar, eles estavam na mesma sequência de Ordenha. Então a gente só pode saber quem foi que se sagrou a campeã no último momento do torneio e isso mostra um equilíbrio tanto genético. Então foi um torneio muito bom. A gente fecha essa edição do Torneio Leiteiro agradecendo aos nossos patrocinadores, aos estagiários que estiveram conosco e principalmente aos produtores rurais que saíram de suas casas e estiveram aqui conosco durante essa 31ª edição do Torneio Leiteiro”, finalizou.

O presidente do Sindicato Rural, Lucindo Zamboni Junior, prestigiou a cerimônia de entrega da premiação e troféus aos campeões. “São 31 anos de história já do torneio leiteiro, e esse ano tivemos a participação de várias cidades do interior como Itiquira, Dom Aquino, Pedra Preta. Então graças a Deus foi um grande torneio, aumentamos muito a média de litros retirados e isso mostra a força do produtor que investe na sua propriedade e com tecnologia está conseguindo melhores resultados”, disse.

O proprietário da grande campeã do torneio leiteiro deste ano da Exposul, Lenildo Lopes Felizardo, explica que foi uma surpresa o excelente desempenho da Secretária, que participou apenas de sua segunda competição. “A participação dela foi bem maior do que eu esperava. Preparei esse animal para poder participar, vim participar porque tinha muita vontade de estar neste torneio da Exposul. É uma emoção muito grande que a gente trabalha para isso, para poder a gente ter como divulgar os animais da gente. Ela começou o torneio, com 50 e poucos quilos, e veio aumentando a cada dia aumentando, e aí ela veio se surpreender com 70 quilos”, comemorou.

Confira o resultado final:

Vacas

1ª – Secretária 205.300

2ª – Pera 192.850

3ª – Chocolate 177.900

4ª – Corrinha 159.400

5ª – Pérola 153.750

Novilhas

1ª – Monalisa 156.050

2ª – Rebeca 76.920

3ª – Alice 76.050

Rodeio e Três Tambores

Neste sábado ocorre na Arena João Potero, as finais do rodeio em touros e da prova dos três Tambores, onde conheceremos os grandes campeões do 51ª Exposul. Após a adrenalina das competições, a arena se transforma no modo show com as duplas Israel & Rodolffo e Edson & Hudson fechando a feira.

A Exposul 51 é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis e conta com o patrocínio do Sistema Famato, Senar MT, Aprosoja, Aprosmat, Governo do Estado de Mato Grosso, Prefeitura Municipal de Rondonópolis e Câmara Municipal de Rondonópolis.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também